segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Movimento quer "revolucionar" o esporte



Em entrevista ao programa esportivo da TV Brasil, na noite de ontem, o diretor de negócios e marketing do Serrano, João Henrique Areias, defendeu que o clube petropolitano não seja mais uma "barriga de aluguel" e quer o clube como um emergente do futebol brasileiro. Para isso, lançou recentemente o projeto Movimento Esportivo Petropolitano, que prevê parcerias e estudos de projetos para viabilizar grandes opoirtunidades no desporto municipal.
Considerado como um dos mais importantes reforços extracampo, João Henrique já começou a trabalhar em um planejamento de marketing para o clube mais popular de Petrópolis. Ele admite que o trabalho de reabilitação da imagem do clube será árduo, em virtude dos insucessos que dominaram as ações do futebol na década passada, uma série de problemas que resultou no rebaixamento da equipe de futebol para a terceira divisão.
" O Serrano era um clube "barriga de aluguel", em que faziam do clube um balcão de negócios sem qualquer planejamento. Se pegava um jogador e vendia. Nada mais. O que queremos para o Serrano é muito mais do que isso, já que pensamos num clube grande, capaz de produz talentos e ganhar títulos", diz Areias, que entre várias ações que pretende implantar em Petrópolis com o azul e branco está o Movimento Esportivo Petropolitano.
O lançamento oficial do MEP acontecerá em breve. O objetivo é reunir um grupo de pessoas influentes na cidade para montar projetos de grande vulto, além de apoiar entidades que trabalham na área esportiva e não tem como captar recursos. Segundo o diretor de negócios, o Serrano, a Pé de Vento e a Liga Petropolitana de Desportos vão ser procurados para estudar parcerias. " Vamos trabalhar em conjunto com diferentes associações esportivas", comentou o publicitário.
A história de Petrópolis está intimamente ligada à vida de João Henrique, que desde a infância sua vida como futebolista esteve ligada aos clubes petropolitanos. Quando morava na cidade, estudou no extinto Carlos Alberto Werneck e jogou por clubes como Corrêas, Petropolitano e Serrano. " Tenho um vínculo muito forte com Petrópolis. A cidade tem um potencial enorme para ser desenvolvido na área esportiva e espero contribuir de alguma forma para isso", disse Areias.
Areias impulsionará projetos do clube
João Henrique Areias é um dos maiores reforços do Serrano para a temporada deste ano. Ele participa ativamente há semanas dos planos do clube em se tornar um gigante do futebol brasileiro nos próximos anos. Ele é consultor e professor de gestão e marketing esportivo. Trabalhou durante 13 anos na IBM (1975-1987), nas áreas de vendas, marketing e comunicação, tendo como último cargo a Gerência de Eventos e Promoções, sendo responsável pela participação da IBM em feiras, congressos e convenções internacionais internas.
Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo, onde exerceu mais tarde cargos no Departamento de Futebol e no Departamento de Esportes Olímpicos. Desenvolveu e comercializou diversos projetos esportivos, como o Plano de Marketing da Copa União 87 (campeonato brasileiro de futebol) que viabilizou o Clube dos 13, sendo o primeiro evento esportivo de expressão, financiado exclusivamente pela iniciativa privada no Brasil. Trabalhou com atletas (Pelé, Seleção do Tetra e Sávio Borotlini), clubes (Flamengo, Fluminense, Avaí, CFZ, UNIT Uberlândia) e entidades de administração (Clube dos 13, Confederação Brasileira de Basquete, Federação de Futebol do Espírito Santo).
Deu consultoria em Gestão e Marketing Esportivo para a Federação de Futebol Espírito Santo, para o CFZ do Rio e para o Avaí F.C de Florianópolis. Viveu e trabalhou nesta área três anos nos EUA e quatro na Espanha, onde participou de cursos de Gestão e Marketing Esportivo na Universidade de Nova York e da Fundação Real Madrid.
Publicou dois livros – Uma Bela Jogada e Marketing no Pais do Futebol - e mantém uma comunidade na internet sobre o tema com cerca de 2.500 membros (www.marketingesportivo.org).
É professor de Gestão e Marketing Esportivo, ministrando cursos em MBAs e Pós Graduação em IES como FACHA, Trevisan, Cândido Mendes e o IE de Madrid (Espanha). Ministra seu próprio curso de Gestão e Marketing Esportivo com duração de 8 horas, onde distribui uma apostila desenvolvida por ele próprio

Nenhum comentário: