quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Petrópolis fora de grande evento de mini-baja

Estudantes de 57 instituições de ensino, de 14 estados, Brasília e EUA, disputam a competição, de 19 a 22 de março em Piracicaba, SP
A tradicional Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS será realizada de 19 a 22 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP, e desta vez o clima é de festa. A competição de estudantes de engenharia chega a 15ª edição como um dos principais programas de desenvolvimento de novos talentos da engenharia brasileira, reconhecido pelas principais indústrias da área da mobilidade. Com 73 equipes inscritas, a edição 2009 reunirá quase 1,1 mil estudantes de 57 instituições de ensino do Brasil e Estados Unidos. Petrópolis, que tem uma universidade com curso de engenharia, não participará do evento.
O Brasil conta com 72 equipes inscritas, de 14 estados e Brasília. São Paulo possui 21, seguido do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com nove equipes cada, Minas Gerais com sete e Santa Catarina com cinco. Paraná e Pernambuco têm quatro equipes cada, Paraíba com três e os estados do Ceará, Espírito Santo e Pará com duas cada. O Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte e o Piauí, que estreia este ano, possuem uma equipe inscrita cada (ver listagem).
Os Estados Unidos será representado pela equipe Tigers, do Rochester Institute of Technology, de Nova York, que já disputou outras edições. Das 73 equipes (foram 70 em 2008) quatro são de instituições que participam pela primeira vez: equipe ‘Bicho Minero’, do Centro Universitário do Sul de Minas; ‘Baja Unisc’, da Universidade de Santa Cruz do Sul; ‘Bajuina’, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet PI); e a equipe ‘Amazon Baja’, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet).
Para disputar a competição, realizada pela SAE BRASIL, as equipes foram desafiadas a projetar, buscar patrocínios e construir carros off-road, chamados SAE Baja, para serem testados em provas dinâmicas, por especialistas da indústria da mobilidade.
Além da avaliação de projeto, por meio de relatórios e apresentação, em Piracicaba, os SAE Baja serão submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro de quatro horas, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual carros e pilotos são desafiados no aspecto resistência. Além disso, as equipes deverão apresentar o projeto para uma banca de juízes, especialistas da indústria.
Ao final da competição, as duas equipes que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na competição realizada desde 1976 pela SAE International, nos Estados Unidos e ano passado no Canadá, onde o Brasil se consagrou tetracampeão. A competição internacional reúne mais de 100 equipes de vários países.
Veículos - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, conta que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. "Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças", diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. "Isso comprova a importância da competição, um dos orgulhos da SAE BRASIL", completa.



Nenhum comentário: