quinta-feira, 9 de julho de 2009

Após mais um título, "Mala" sonha com voos mais altos no comando




Fernando Malafaia é o segundo técnico há mais tempo no comando de uma equipe de futsal brasileira, perdendo apenas para Fernando Ferretti, da Malwee. Desde 18 de setembro de 2002, quando estreou com um empate diante do Botafogo, em Petrópolis, ele já teve várias conquistas importantes. Mas tem um objetivo maior: a vaga inédita entre os oito melhores times da Liga Futsal. O Poker/PEC/Ikinha jamais conseguiu ficar nesta posição e começa, na próxima segunda-feira (13), a briga por uma vaga na terceira fase, contra o Copagril na cidade paranaense de Toledo. A estreia na UCP será no dia 20 contra a Malwee de Falcão.

O título do Campeonato Carioca, conquistado na última segunda-feira (6), foi o sexto oficial da história do clube petropolitano e do seu técnico. Mas, se for observado o desempenho da equipe no Rio de Janeiro, perceberemos que o trabalho rende frutos constantemente. Em 13 competições disputadas, o Poker/PEC/Ikinha só não foi semifinalista em uma, quando Malafaia ainda não era o técnico.

– A continuidade é boa, pois mostra que o resultado do trabalho me faz seguir no comando. Além do trabalho, temos as conquistas aliadas, já que vencemos metade das competições que disputamos no estado. Sempre há um desgaste, mas ele é natural entre pessoas que querem crescer – explica Malafaia.

Por mais que tenha conquistado títulos e já tenha até chegado na final da Taça em Brasil em 2007, Malafaia considera que ainda falta em seu currículo uma classificação melhor na Liga Futsal.

– É um salto de qualidade que passa pela classificação. O time me surpreendeu positivamente, tirando dúvidas até dos próprios atletas após um início muito ruim. Conseguimos fazê-los acreditar que conseguiriam. Mas só iremos adiante se melhorarmos o que fizemos em quadra na primeira fase – avisa o técnico, que dá sua receita para o desempenho do time:

– Tivemos uma defesa sólida e um ataque que não desequilibrava a marcação. Estamos focando os adversários que brigam diretamente conosco por duas vagas, pois entendemos que dois times terão a classificação facilitada pela qualidade de seus elencos.

Nenhum comentário: