segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aterro do Flamengo recebe 10 mil pessoas pela Corrida da Paz e Chegada do Fogo Simbólico




Ocorreram no último domingo, 20, no Rio de Janeiro, cidade-sede dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, a Chegada do Fogo Simbólico dos Jogos Mundiais Militares e a Corrida da Paz. Os eventos reuniram mais de 10 mil pessoas no Aterro do Flamengo.
A Corrida da Paz reuniu cerca de 5 mil participantes entre civis e militares, com largada e chegada no Monumento aos Pracinhas e 10 km de de percurso, no Aterro do Flamengo. A largada foi dada pelo ex-soldado e medalhista olímpico nos Jogos de Seul e Atlanta, Robson Caetano. Venceu a prova na categoria masculina o atleta da Pé de Vento e do exército, Soldado José Gutenberg Ferreira, com o tempo de 30’03s. O restante do pódio foi composto, também com atletas da equipe do treinador Henrique, da Pé de Vento. Foram eles, Eliezer (2º), Fabiano Gomes (3º), Eloy (4º), Antônio (6º), Valério (7º) e Paulo (8º). Na categoria feminina, a vencedora foi a atleta da Marinha, Cabo Denise Faria, com o tempo de 33’39s.
Foi usado nesta corrida a tecnologia RFID, solução integrada de controle de prova contendo sistema de cadastro para atletas, inscrição em corridas, cronometragem (RFID), acompanhamento e resultados em tempo real, hot site personalizado e animação em 3D com informações sobre o percurso, criada pela Allen Esportes.
"Essa vitória na Corrida da Paz me dá segurança para tentar a vaga para a maratona dos Jogos Mundiais Militares. No próximo dia 20 de março, em Los Angeles, vou disputar a única vaga brasileira na prova com o Soldado João Paulo, que tem o melhor tempo, e o Sgt Franck Caldeira", disse o maranhense, vencedor do Campeonato Mundial Militar de Maratona de 2007, em Washington, Estados Unidos.
 "Uma emoção enorme poder representar a Marinha do Brasil. O troféu que recebi é lindo e me motiva ainda mais a buscar uma das vagas do Brasil para a disputa dos Jogos Mundiais Militares", afirmou Denise.
Paralelamente à Corrida da Paz, houve também a Caminhada Da Paz, com cerca de 3 mil participantes. A caminhada foi comandada por alguns dos atletas militares que disputarão os Jogos Rio 2011, entre eles a MN Ana Paula Carvalho (atletismo), MN Maicon (futebol feminino); Sgt Vicente Lenilson (atletismo), Sgt Leandro Guilheiro (judô), Sgt Bernardo Wermelinger (vôlei de praia); Sgt Regiane (vôlei feminino).
O Fogo Simbólico dos Jogos Mundiais Militares foi entregue ao Brasil após o término da última edição dos JMM na Índia e trazido de Brasília para o Rio de Janeiro num avião da Força Aérea Brasileira, chegando ao Aeroporto Santos Dumont às 08h15 da manhã.
Recepcionado pelo Coordenador Geral dos 5JMM, General-de-Brigada Jamil Megid Junior e outros cinco atletas militares, a chama foi passada ao ex-atleta militar, Tenente Ribamar Bandeira, quatro vezes campeão mundial militar no Pentatlo Militar, que teve a honra de acender a pira dos Jogos Rio 2011 ao lado da atleta militar MN Ana Paula Carvalho, do atletismo.
 
"Foi uma emoção muito forte acender a pira. Foi como se eu estivesse compartilhando este momento com minha família, com a população da praia de Maria Farinha, onde eu nasci, em Pernambuco, a população de Resende, onde eu sirvo na Academia Militar das Agulhas Negras, e todos os meus Comandantes. Foi uma sensação de dever cumprido. Acender a pira cria um clima empolgante para a cidade", avaliou o ex-atleta militar. (da assessoria de imprensa da Allen Informática e fotografia de Barbara Cleffs)

Nenhum comentário: