quarta-feira, 29 de abril de 2009

Estudante encara Campeonato Brasileiro de Xadrez sub-14




O campeão estadual sub-14 de xadrez Luís Gustavo Magalhães, da equipe do Colégio Ipiranga, vai enfrentar um novo desafio. Um ano e meio após começar a praticar a modalidade, ele começa nesta quinta-feira, em Londrina (PR), a disputar o Campeonato Brasileiro.

A previsão é de que 40 dos melhores do Brasil estejam lá com o estudante petropolitano. Com tão pouco tempo de xadrez, até ele se surpreende com a rapidez dos resultados, conquistados com dedicação, estudo e prática. “Não esperava por isso, mas já que aconteceu, vamos lá”, diverte-se.

Luís Gustavo é um participantes ativo do projeto de incentivo de xadrez do Ipiranga, com presença nos desafios, torneios internos, nas competições oficiais e, mais recentemente, na equipe. Para encarar adversários mais fortes, além dos treinos do colégio, com o professor Agostinho Arruda, o enxadrista vem tendo aulas com o tetracampeão petropolitano Cláudio Marcolino.

Mesmo com a perspectiva de um nível muito alto no Brasileiro, com vários jogadores de São Paulo, de Santa Catarina e do estado sede, Luís Gustavo não se intimida. “Espero conseguir uma boa colocação”, diz o enxadrista federado pelo Clube de Xadrez de Petrópolis.

O professor Agostinho Arruda, que viu o enxadrista começar no Colégio Ipiranga festeja a sua evolução. “A gente fica satisfeito por ver um enxadrista já começando a se destacar. É ver que o trabalho que vem sendo desenvolvido está dando resultado”, diz. “A prática é uma grande professora e ele evoluiu muito rápido”, completa.

Ricardo Abi Daud, da administração do Colégio Ipiranga, o idealizador do projeto de incentivo ao xadrez também se surpreendeu. “É ver um resultado bem antes do a gente imaginava e nem me importava se fosse um dia acontecer, mas, certamente, vai servir de motivação, de incentivo aos outros alunos”, avalia.

David Gomes vai acompanhar o filho durante o Brasileiro, que vai até domingo. Com orgulho de pai, sabe da responsabilidade que Luís Gustavo carrega. “Ele está representando quatro instituições: o colégio, clube, a cidade e o estado”. O enxadrista petropolitano viverá uma experiência única, na elite do xadrez da sua categoria.



Homenagem na Câmara

A equipe de xadrez do Colégio Ipiranga, desfalcada do representante no Campeonato Brasileiro, recebe hoje à tarde homenagem na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Paulo Igor, em reconhecimento aos títulos conquistados e por defender Petrópolis em torneios realizados fora da cidade.

Nenhum comentário: