O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futsal do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ), Nelson Ortega Marques, esteve presente na reunião dos árbitros da Super Liga Futsal Rio, realizada ontem, no Hotel Regina, Zona Sul do Rio. Ele, que é ex-árbitro e é o representante da classe no TJD-RJ, fez questão de falar sobre as ameaças infundadas que estão sendo feitas a alguns oficiais. E afastou qualquer possibilidade de punição aos que participarem da Super Liga.
Nelson Ortega Marques fez questão de explicar o motivo de sua presença, com o objetivo de tranquilizar os muitos árbitros que estavam temerosos com possíveis sanções.
– Vim na condição de ex-árbitro e presidente do TJD para dar apoio e assistência a este movimento. A Lei 9.615 dá autonomia para os árbitros trabalharem onde quer que seja. Se um dia nossa situação for regulamentada, poderemos ser profissionais. Enquanto isso, temos o direito, como qualquer cidadão, de ir e vir. A Associação de Árbitros pedirá a autorização da Federação para que seus associados possam atuar, assim como fazem em outras competições – esclareceu, citando inclusive jurisprudências envolvendo outros oficiais.
O presidente do TJD aproveitou também para falar da importância deste movimento no futsal fluminense.
– O campeonato não será para os árbitros a terra dos excluídos e nem dos que estão sem fazer nada em outro lugar. A Super Liga veio para dar oportunidades, já que são 176 árbitros inscritos na Federação. Assim, não faltará trabalho para ninguém. Quanto mais competições, melhor para a classe – afirmou.
Após a palestra de Nelson Ortega Marques, o diretor de arbitragem da Super Liga, Alexandre Gomes Pacheco, falou aos árbitros. Além de esclarecer pontos sobre a regra do futsal para a temporada 2010 e sobre os regulamentos da competição e do torneio-início, ele deixou uma mensagem aos oficiais:
– Não temos a pretensão de substituir ninguém. Este é apenas um movimento que está surgindo. Quero aproveitar esta oportunidade para fazer um trabalho de renovação na arbitragem do Rio.
QUALIMAX REPRESENTA TERESÓPOLIS NA SUPER LIGA FUTSAL RIO
A efervescência do futsal serrano sempre esteve presente. Com suas equipes disputando títulos e a própria Liga Futsal. A Qualimax veio para restabelecer este vínculo do torcedor teresopolitano com o esporte, sendo um dos times inscritos para a disputa da Super Liga Futsal Rio.
Com uma equipe bastante jovem, alguns ex-jogadores do Comary e com a contratação do experiente goleiro Sid (ex-Teresópolis), a Qualimax tenta surpreender na competição.
Diego Beckham é o treinador da categoria adulto. Segundo ele, o Torneio Início, nos próximos dias 20 e 21, será uma espécie de laboratório para todas as equipes.
– Vamos saber na verdade como estão nossos adversários. Ver as características de cada um e fazer as nossas observações. Sem contar que vai nos ajudar bastante no ritmo de jogo da equipe – ressalta.
Os jogos da Qualimax serão disputados no ginásio do Clube Comary ou em São José do Vale do Rio Preto, cuja parceria foi formada para a Super Liga Futsal Rio.
– Com a Super Liga, os clubes terão a chance de mostrar um futsal que muita gente não conhece. Nós, por exemplo, ficamos na terceira colocação na Rio Futsal do ano passado. Teremos a oportunidade de ampliar esta visibilidade – ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário