sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Xadrez nas escolas é o destaque

Os novos talentos da cidade estão em ação no Campeonato Petropolitano de Xadrez, categorias de sub- 8 a sub-20, na Unidade Imperatriz do Colégio Ipiranga. A competição, com início sábado, às 10h, promovida pelo Clube de Xadrez de Petrópolis (CXP), marca a estréia da equipe do Ipiranga.
A idéia partiu do interesse dos alunos pela modalidade em resposta ao programa de incentivo desenvolvido pela escola desde 2007. São doze enxadristas no total, que participam do treino semanal com duas horas e meia de duração com o professor Agostinho Arruda. “Fiquei surpreso quando recebi a proposta de ampliar as aulas de xadrez, e mais ainda com a adesão dos alunos ao projeto do Ipiranga. A iniciativa da direção do colégio é um passo importante, pois o estímulo junto aos alunos está fazendo com que todos fiquem empolgados”, diz Agostinho.

A equipe apresenta alguns talentos em formação que podem se destacar no Campeonato Petropolitano. Um deles, Mario Figueiredo venceu o Estadual sub-12, realizado também no colégio, em março. Mas o professor prefere a cautela ao falar das perspectivas do grupo: “Espero que num prazo médio, mais ou menos uns 6 meses, possamos obter resultados bem satisfatórios.”
Na competição deste fim de semana, o primeiro dedicado apenas aos novos talentos da cidade, o Ipiranga terá dez representantes: Bruno Valladare, Ernani Fonseca, Fabrizio Pina, Guilherme Santoro, Joshua Kritz, Luis Gustavo Gomes, Mario Figueiredo, Matheus Tutumi, Murilo Rapozo, Rafael Serpa e Yugo Nihari, divididos nas categorias sub-12, 14 e 16.
O Campeonato Petropolitano vale pontos para o rating estadual, o ranking da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro. Os três melhores de cada categoria receberão troféus e os campeões garantem classificação para o Campeonato do Interior Absoluto.

Nenhum comentário: