segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Melhor petropolitano na SS quer vitória brasileira




Quem é rei nunca perde a majestade. A velha frase que caiu no gosto popular pode ser aplicado ao dono da melhor marca de um petropolitano na Corrida Internacional de Sâo Silvestre: trata-se de Arthur de Freitas Castro, que em 1988 chamou a atenção de todo o país ao chegar em quarto lugar no geral - segundo melhor brasileiro -, já que não estava entre os chamados favoritos para vencer a prova internacional. Ele aposta na vitória brasileira no dia 31.
Apesar da equipe de Petrópolis Pè de Vento ter duas vitórias na São Silvestre, nenhum dos dois atletas eram petropolitanos. Ronaldo da Costa, em 1994, nasceu na pequena cidade de Descoberto e, em 2006, seu conterâneo da cidade de Sete Lagoas, Franck Caldeira, ganharam pela Cidade Imperial. No entanto, Arthur - que fazia parte da equipe treinada por Henrique Viana - mostrou que aqui também se produz talento para a corrida de rua.
No ano em que se consagrou nacionalmente, Arthur de Freitas viu sua vida mudar tanto a ponto de morar no exterior no ano seguinte. O atleta se desentendeu meses depois de seu sucesso na São Silvestre e trocou de técnico e vida, por completo. Foi morar na Itália, representou o país em provas importantes de meia-maratona, bateu recordes e ficou durante alguns anos no estrelato. Atualmente, é vice-presidente da Federação de Ciclismo do Rio.
Atento ao mundo esportivo, Arthur diz que a Sâo Silvestre deste ano vai ter uma briga acirrada, e deposita a sua fé entre os brasileiros Marílson Gomes e Damião Ancelmo como os únicos capazes de deter uma vitória estrangfeira na prova. " Estaremos na torcida pelo Brasil. Queremos que o título da São Silvestre fique aqui. O Marílson, principalmente, é muito astuto e está acostumado a ganhar provas importantes", opinou o agora dirigente esportivo.
No ciclismo, Arthur fala de dificuldades em Petrópolis - Certamente, no dia 31 deste mês, Arthur terá uma chance de reviver a emoção da São Silvestre. Ele garante que ficará em casa, acompanhando cada detalhe sobre a prova de rua mais importante do calendário da América Latina. Sóp que o atletismo deixou de ser uma prioridade na sua vida já faz tempo, pois atualmente dedica-se ao ciclismo de um modo geral.
Vice da Fcrj, Freitas tem feito um trabalho de expansão do esporte por todo o estado do Rio. Ele destacou importantes conquistas da entidade, sendo que ontem inaugurou o primeiro centro de treinamento BMX - uma bicicleta com tamanho menor - em Duque de Caxias. Sobre Petrópolis, ele disse ter dificuldades em fazer parcerias com Petrópolis, lembrando que a cidade não dá muita pelota para o ciclismo. Apesar disso, marcou para o dia 3 de julho do ano que vem uma prova de speed, com largada em Itaipava.

Nenhum comentário: