quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

USS/VASSOURAS ENCERRA SUAS ATIVIDADES NO FUTSAL

A trajetória vitoriosa da USS/Vassouras no futsal brasileiro está encerrada. O fim das atividades da equipe, atual vice-campeã da Super Liga Futsal Rio, foi decidido nesta semana, já que a Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), não irá renovar o patrocínio da equipe para 2011.



A caminhada da USS/Vassouras começou com uma parceria em 2007, com o Vasco, que durou quase um ano e rendeu uma participação na Liga Futsal. Em maio de 2008, o time passou a caminhar com as próprias pernas e se tornou uma das forças do futsal fluminense. Neste período, foi tricampeão da Copa Rio Sul, campeão da Copa Band, duas vezes vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior, vice-campeão carioca, campeão da Super Liga Futsal Rio e vice-campeão em outra edição da mesma competição, além de ter sido semifinalista de uma Copa Sudeste.



O técnico e coordenador do projeto, Neto Colucci considera que este foi um casamento muito feliz que chegou ao fim, mas rendeu frutos. Ele escreveu uma carta de agradecimento a todos os que participaram do projeto neste período:



Caros amigos,



Depois de três anos treinando e coordenando o projeto de futsal da USS/Vassouras, venho hoje agradecer a oportunidade e a confiança em representar essa grande instituição de ensino e essa maravilhosa cidade. E, claro que várias pessoas foram importantes para essa caminhada, mas vou pedir licença a todos, para que se sintam lembrados através de duas pessoas que não poderia deixar de citar, que tive orgulho de conhecer em minha vida. Uma delas, eu sou suspeito de falar, pois é para mim especial. O sentimento e o respeito que conquistamos e temos um pelo outro faz com que sejamos grandes amigos. Nossas famílias são amigas, somos quase irmãos (Tânia Tondella, coordenadora de recursos financeiros da Universidade Severino Sombra). Com a outra, aprendi a ser empreendedor e mais ousado nas minhas atitudes dentro e fora de quadra (Dr. Américo da Silva Carvalho, presidente da Fusve). Foram pessoas que acreditaram no meu potencial e me deram apoio para que pudéssemos chegar longe em tão pouco tempo.

O futsal da USS/Vassouras foi algo mágico para a cidade. Serão sempre lembrados aqueles jogos que só foram definidos nos últimos segundos, com a narração na voz inesquecível do meu amigo João Henrique, a torcida cantando e incentivando o time, aparições em jornais esportivos comandados pela nossa amiga Claudia. Foi coisa de time de camisa, coisa que só tínhamos visto em Maracanã ou em televisão.

E as finais? O que foram as finais? O Sombrão sempre lotado. Tivemos até que colocar um telão para a galera assistir a final contra o PEC, em Petrópolis, e contra Botafogo, no Olaria. Quando a torcida chegou, parecia que estávamos tomando um tipo de energético imbatível ou coisa parecida. O time se transformava.

Eu gostaria de dedicar todas as nossas conquistas aos nossos familiares que sempre nos deram forças. E também dedicar à minha equipe. Sem ela, talvez nós nem saíssemos do lugar, fomos sempre uma só força, lutando contra alguns poucos bobos e invejosos que logo sucumbiram à nossa competência e união. Fizemos grandes feitos e conquistamos coisas incríveis, mas com toda e maior certeza do MUNDO, conquistamos a melhor coisa que poderíamos ter conquistado: a AMIZADE. Só de se aproximar do nosso grupo, já dava para sentir nossa vibração e união.

Peço licença ao meu grupo para comentar o episódio ocorrido na saída do Olaria e na Rodoviária Novo Rio, no último sábado, quando as lágrimas e o verdadeiro sentimento foram demonstrados por todos. Ali, pude ver que talvez fosse a maior derrota que eu poderia estar sofrendo e não teria recursos, nem gol-linha ou jogada ensaiada alguma para tentar protegê-los. Sei que Deus fecha algumas portas, ou só encosta (pois queremos voltar um dia) e abre outras que nem imaginávamos e todos esses homens merecem o melhor.

É... Mas tudo tem seu tempo, os casos e “causos” ficarão na memória de todos. Os ciclos vão acabando e o nosso acabou ou deu um tempo, quem sabe um dia volte. A Universidade Severino Sombra, além de ser excelência em educação e formação de alunos, investiu em uma área que igualmente forma e educa: o futsal.

Com toda essa estrutura não é surpresa que o rendimento e a evolução da equipe da USS viessem rapidamente se destacar em competições regionais e atualmente atingir resultados a níveis estadual e nacional, que fizeram com que o futsal da Universidade virasse um orgulho para seus funcionários que hoje desfilam e exibem suas camisas do time pelas ruas da cidade e até em cidades vizinhas. E que além de representarem sua empresa, representam também sua cidade, essa que se tornou uma apaixonada legião de fãs que lotam seu ginásio com bandeiras, bolas, camisas e cantos exaltando a USS. E levam consigo familiares também em caravanas para as cidades vizinhas e que têm os atletas servindo de exemplo e sendo espelho para seus filhos. Um número imenso de crianças que têm os atletas como ídolos, fazem questão de cumprimentá-los, imitam seus estilos, com cortes de os cabelos iguais aos deles, se vestindo igual a eles, fazendo imitações das comemorações em jogos nas escolas e têm esses atletas como verdadeiros super-heróis. Estes homens esforçados que também se sentem orgulhosos em representar esta Instituição e fazer com que ela figure como uma das equipes mais conhecidas, estruturadas e respeitadas da região, do estado e do país, já que o time adquiriu números e resultados impressionantes passando por muitas cidades e jogando ainda com tantas outras em sua casa como podemos ver abaixo:



ANO - 2008



Foram: 53 jogos oficiais, 43 vitórias, 03 empates e 07 derrotas:

Gols Pró: 283

Gols Contra: 126

Colocações:

· Copa TV Rio Sul de Futsal (afiliada da Rede Globo): Campeão

· Copa Band (afiliada da TV Band) : Campeão

· Campeonato Estadual : 5º lugar

· JAI – Jogos Abertos do Interior: 3º lugar



ANO - 2009



Foram: 60 jogos oficiais, 46 vitórias, 06 empates e 08 derrotas:

Gols Pró: 319

Gols Contra: 143

Colocações:

· Copa TV Rio Sul de Futsal (afiliada da Rede Globo): Campeão

· Campeonato Carioca: Vice-Campeão

· Torneio Rio – São Paulo (Cruzeiro, SP) Campeão

· Liga Sudeste (Uberlândia): 3º Lugar

· JAI – Jogos Abertos do Interior: Vice-Campeão

· Campeonato Estadual : 5º lugar



ANO - 2010



Foram 77 jogos oficiais, 65 vitórias, 04 empates e 08 derrotas:

Gols Pró: 423

Gols Contra:153

Colocações:

• Copa TV Rio Sul de Futsal (afiliada da Rede Globo): Campeão

• I Super Liga Futsal Rio (Estadual): Campeão

• Liga Sudeste (Uberlândia): 3º Lugar

• Carioca 2010: Campeão Carioca (Taça Daniel Pomeroy)

• Campeonato Estadual: 3º Lugar

• JAI – Jogos Abertos do Interior: Vice-Campeão

• II Super Liga Futsal Rio (Estadual): Vice-Campeão



Total: 190 Jogos: 154 vitórias, 13 empates e 23 derrotas

Gols Pró: 1.025

Gols Contra: 422

Títulos de Campeão: 07

Vice-campeonatos: 04

3º Lugar: 04

5º Lugar: 02





CIDADES E EQUIPES QUE JOGAMOS E ENFRENTAMOS



Região Sul Fluminense



Angra dos Reis

Barra do Piraí

Barra Mansa

Levy Gasparian

Mendes

Miguel Pereira

Paracambi

Paraty

Paty do Alferes

Paulo de Frontin

Pinheiral

Pirai

Porto Real

Resende

Rio Claro

Rio das Flores

Sapucaia

Três Rios

Valença

Volta Redonda





Estado do Rio de Janeiro

(equipes e cidades)



América

Areal

Belford Roxo

Botafogo

Cabo Frio

Campos

Canto do Rio - Niterói

Colégio Pentágono – Rio de Janeiro

Cordeiro

Drogaria do Povo – Cabo Frio

Duque de Caxias

Flamengo

Fluminense

Fonseca

Grajaú Country – Rio de Janeiro

Itaguaí

Japeri

Macaé

Madureira

Montanha – Rio de Janeiro

Nova Iguaçu

Petrópolis

Piedade – Rio de Janeiro

Queimados

Quissamã

São Cristóvão

São Gonçalo

São José do Vale do Rio Preto

São Sebastião do Alto

Teresópolis

Vasco





Brasil

(equipes e cidades)



Álvares Cabral - ES

Carlos Barbosa - RS

CER Atlântico (Erechim) - RS

Horizontina (Catuipe) - RS

Juiz de Fora - MG

Malwee (Jaraguá do Sul) - SC

Minas Tênis (Belo Horizonte) - MG

Orlândia - SP

Palmeiras - SP

Praia Clube (Uberlândia) - MG

São Caetano - SP

UCS (Caxias do Sul) - RS

Ulbra (Canoas) -RS

UNISUL (Tubarão) -SC



Cármine Colucci Neto

Nenhum comentário: