quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Serrano tem planos ambiciosos

O Serrano poderá se transformar, em poucos anos, em uma referência esportiva e administrativa. É o que está no plano desenvolvido pela empresa parceira do clube com a atual diretoria, que prevê uma completa reforma na estrutura, atualmente envelhecida e anacrônica em um clube moderno, capaz de atrair investimentos e alegrias para os petropolitanos. O ponto de partida está no futebol, que vai incorporar metodologias diferentes e até tecnologia de ponta que pode servir de referência para competições mundiais.
Muito melhor do que choramingar apoio financeiro da Prefeitura, a diretoria do Serrano parece ter acertado na loteria quando optou o saudável caminho de não se envolver com Poder Público, ao fazer uma parceria com a Allen Informática. Entre as duas partes, ficou tudo bem esclarecido a respeito do papel que cada um vai desempenhar nos próximos anos na gestão do futebol. Sem a interferência direta dos cartolas do azul e branco, a administração independente tem garantido bons projetos e a previsão de dias melhores para aquele que já foi estrela da elite do futebol carioca.
A Allen Informática, aliás, é o ponto de partida para as mudanças profundas na estrutura do futebol do clube. Foi possível atrair dois grandes nomes para cuidar da desgastada imagem do mais popular de Petrópolis: Carlos Alberto Lancetta e João Henrique Areias. O primeiro tem uma larga experiência no futebol, apesar de atualmente estar presidindo a Federação de Atletismo do Rio. Já trabalhou em diversos clubes e tem um amplo conhecimento geral, sendo parte da comissão da Copa 2014 e Olimpíadas de 2016. Já Areais é, inegavelmente, um dos maiores nomes do marketing esportivo do país. Recentemente, realizou um ótimo trabalho no Avaí.
O link estabelecido entre a gestora do futebol e Lancetta se tornou a base do novo plano do Serrano. E as ideias sobre um novo modelo a ser aplicado num clube que atualmente se encontra na terceira divisão começaram a surgir, baseadas em experiências adquiridas em outros que já sofreram os mesmos problemas do azul e branco. Lancetta formou uma boa comissão técnica, tendo à frente o ex-ídolo do Fluminense, Duílio, que já trabalha com os jogadores desde o início deste mês no estádio Atílio Marotti.
Nas próximas semanas, será criada uma empresa que vai administrar todas as questões ligadas ao futebol. Como a assembleia extraordinária aprovou recentemente o novo projeto de futebol, haverá uma gestora responsável pela contratação de jogadores, captar recursos financeiros por intermédio do Poder Público e iniciativa privada, além de outros detalhes que envolvam o futebol. Segundo o diretor de soluções esportivas da Allen, Marcelo Rodrigues, esta é uma parte importante do projeto que será definida em janeiro. " Esta empresa dará o suporte técnico e financeiro necessário para resolver as quetsões do futebol", explicou ele. " A empresa exclusivamente vai atrair investimentos e trabalhar com a lei de incentivo fiscal, tanto federal, estadual e municipal", acrescentou.
O projeto que está sendo totalmente concluído, no clube, prevê um trabalho de 20 anos para tornar o Serrano uma verdadeira potência esportiva. De cara, as categorias de base serão totalmente reestruturadas assim como está sendo feito no profissional. A reorganização esportiva atenderá a demanda cada vez mais crescente pelo azul e branco, já que existe o interesse de muitos empresários em jogadores de Petrópolis. Por isso, uma prioridade será evitar o êxodo de atletas daqui para outros clubes. " O nosso objetivo é manter os talentos aqui. Não queremos que os jogadores vão treinar em Xerém, Caxias ou em outros clubes. O Serrano é o clube de futebol profissional da cidade, o caminho mais fácil para que o pessoal daqui escolha ficar por essas bandas", disse o gerente de futebol, Hingo Hammes.
Valorizar a marca e CT - É claro que estimular as promessas petropolitanas tem um duplo objetivo: além de ser uma opção para aqueles que querem fazer uma carreira sem deixar a sua cidade, evitando gastos excessivos com subidas e descidas da serra, o Serrano pode faturar algum com uma eventual transferência para outros clubes do Brasil ou do exterior. Quanto a isso, está dentro do planejamento o azul e branco faturar alguma grana com a venda de jogadores. O percentual ainda não foi definido, mas isso, garantem seus dirigentes, não será nenhum problema. Até porque, devido a situação atual, qualquer dinheiro que entrar no combalido cofre será muito bem vindo.
A reestruturação do futebol, no entanto, não será apenas na mentalidade. A estrutura também conta muito. A construção de um centro de treinamento está entre as prioridades da nova gestão do futebol. Tanto é que há gente atrás de um terreno e uma busca por financeiamento para que seja uma segunda opção de treinos - a primeira ainda é o estádio Atílio Marotti. De acordo com Marcelo Rodrigues, o CT vai atender a uma exigência do futebol moderno, poupando o estádio só para jogos oficiais e eventuais treinos. Outro projeto também é de reformar o estádio, com a possibilidade de torná-lo uma arena, embora o local seja complicado para receber um grande público.
Quanto a situação de curto prazo, o Serrano continua se preparando para a série C. O time, que estreia no dia 20 de fevereiro contra o Villa Rio no estádio Figueira de Mello, terá seu elenco definido até o dia 15 de janeiro. Por enquanto, de certo são nove o número de contratados até agora e aprovados por Duílio. O objetivo é trabalhar até o dia 30 de setembro do próximo ano com 28 jogadores, sendo cinco deles amadores.

Nenhum comentário: