terça-feira, 13 de outubro de 2009

Em sua primeira participação, equipe de Paty de Alferes sagra-se campeã da competição


Petrópolis, Rio de Janeiro - Sem dar oportunidade aos adversários, e com um estilo de jogo bem cadenciado e organizado, a equipe do Colégio Estadual Edmundo Peralta, de Paty de Alferes, foi a campeã da Copa Petrópolis 2009 na categoria sub-15.
A equipe disputou suas duas partidas com as equipes petropolitanas do Projeto Vida Ativa, e posteriormente, realizou a final com o Clube Petropolitano .
No primeiro jogo, entre o Projeto Vida Ativa e o Colégio Edmundo Peralta, as equipes começaram a partida se estudando com muita cautela. Após um período de estudos, a partida entrou num clima de maior franqueza, com as equipes trocando cestas com frequência. Aos poucos, a equipe de Paty de Alferes foi se aproveitando das falhas na defesa da equipe do Vida Ativa, e começou a construir uma diferença que se manteve até o fim, terminando com o placar de 70 pontos, contra 58 dos petropolitanos. Os destaques da partida foram Cláudio Duque, pela equipe visitante, e Lucas Machado pelo time local .
No segundo jogo da programação, a equipe do Projeto Basquetebol do Futuro, de Juiz de Fora, enfrentou o time do Clube Petropolitano. Numa partida muito disputada, o elenco mineiro parecia ser presa fácil para o adversário, após um início de partida vagaroso. No entanto, como em tantas outras partidas de basquetebol, tudo pode mudar, e foi exatamente o que aconteceu. O PBF começou a descontar os ataques adversários, e enconstou no placar, chegando a abrir 4 pontos de vantagem,34x30, mas não resistiu, a uma virada no último período da equipe petropolitana, perdendo por apenas 2 pontos; 47x45 . Os destaques das equipes foram: Pedro Lucas, de Juiz de Fora, e Pedro Leitão, pelo Clube Petropolitano .
Na decisão do 3º lugar, entre o Projeto Basquetebol do Futuro e o Projeto Vida Ativa, estava em jogo mais do que a classificação na tabela, mas sim, o fato de que nenhuma equipe queria amargar uma segunda derrota consecutiva .
Com este pensamento fixo em quadra, as equipes iniciaram suas partidas com muita paciência, trilhando caminhos que os levassem até seus objetivos. A equipe da casa, terminou o 1º período com o placar de 8x4. Já no segundo período,os visitantes, dirigidos pela técnica Ana Paula Lobo, voltaram mais focados, melhorando o jogo coletivo, que os levou ao placar de 15x15 no 2º quarto. Na volta do intervalo, o placar novamente empatou, terminando em 19x19.
No último período, com apenas um tempo para conquistar a vitória tão necessária, as equipes partiram para o ataque, e apesar dos esforços incessantes do elenco da professora Leiza Duarte, o aro parecia pequeno para as tentativas de sua equipe, levando assim, a equipe mineira a conquistar esta importante vitória, com o placar final de 30x21 sobre o adversário. Os destaques foram Lucas Machado, pelo PVA, e Pedro Lucas, pelo PBF.
Na grande final, entre o Clube Petropolitano, da treinadora Fabiana Carvalho, e o Colégio Edmundo Peralta, do técnico Franklin Sholna, a expectativa era grande, pois as equipes buscavam o título, mas apenas uma levaria o cobiçado troféu João Antônio Paiva para casa.
Sem fazer muito mistério em seus estilos de jogo, as equipes começaram o 1º período partindo direto para o ataque,levando seus treinadores à loucura, que insistiam no posicionamento rigoroso de suas equipes na defesa. Sendo assim, o período inicial terminou 16x10 para a equipe visitante. No período posterior, após um leve descompasso, a equipe local começou a reagir sob as ordens veementes da treinadora Fabiana Carvalho, buscando sair da dominância do adversário,mas ainda assim, terminou atrás no marcador,27x19.
Após o intervalo, a equipe do técnico Franklin Sholna estabeleceu um ritmo mais forte, e manteve a liderança apesar do placar apertado 33x27, foi para o último quarto com a vantagem .
Determinados em reverter a situação no período final, os atletas do Clube Petropolitano, liderados por Pedro Leitão reagiram de maneira espetacular, encostando no placar. Mas devido às preciptações iniciais, o placar final acabou favorável para a equipe visitante; 47x42 .
Sem dúvida, em todas as partidas do dia, momentos marcantes de demonstração de caráter por parte não só, dos atletas, mas de seus treinadores, foram pontos importantes avaliados pela organização da competição. Fator este que os deixou muito satisfeitos.
Problemas que surgiram, não atrapalharam andamento da competição
A Copa Petrópolis categoria sub-15, foi muito importante de ser realizada desta forma, com duas categorias, pois possibilitou à organização estudar pontos determinantes para uma próxima edição. E mesmo com a preparação para o evento, alguns problemas ocorreram, mas não atrapalharam o decorrer do evento. Edgar Luís,gerente-executivo do Projeto Fair Play explicou alguns destes problemas :
- O principal problema que ocorreu, foi com a arbitragem do evento, o referencial de quadra teve de ser realizado por mim mesmo. Apesar de pouca experiência que tenho como árbitro, conversamos com os representantes das equipes antes do início das partidas sobre este problema, uma vez que o árbitro contratado não compareceu, e o mesmo confirmara presença na semana da competição. Todos os presentes concordaram, e então demos início ao evento. É necessário informar que esta arbitragem foi negociada diretamente com oficial que já participava de nossas competições com frequência e regularidade por diversos anos seguidos.
Apesar deste problema, Edgar Luís aproveitou a ocasião para desculpar-se com todos os participantes sobre tal fator :
- É necessário e justo nos desculparmos com as equipes e seus representantes por este fato, pois jamais acontecera tal situação em qualquer evento que organizamos anteriormente. Sentimo-nos tão prejudicados quanto os mesmos, mas não deixamos de cumprir com nosso papel em atender aos mesmos, e conduzimos o evento como foi proposto. A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro não tem qualquer vínculo com este episódio, pois reitero que esta arbitragem havia sido negociada diretamente com o oficial convidado para o evento, já havia alguns meses.
Problemas à parte, vencedores são premiados
Mesmo havendo este problema, a competição decorreu, e ao encerramento, efetuou a entrega dos prêmios. Conheça os vencedores de cada categoria :
Cestinha : Cláudio Duque - Paty de Alferes (39 pontos)
3 pontos : Johnny Costa - Clube Petropolitano
Troféu Alcir Magalhães Filho ao melhor treinador : Leiza Duarte - Projeto Vida Ativa
4º lugar geral - Projeto Vida Ativa ( Petrópolis )
3º lugar geral - Projeto Basquetebol do Futuro / Olímpico ( Juiz de Fora / MG )
2º lugar geral - Clube Petropolitano ( Petrópolis )
1º lugar geral - Colégio Edmundo Peralta / Paty de Alferes

Nenhum comentário: