segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como a saúde faz toda a diferença

Num mundo onde o dinheiro é, muitas vezes, colocado à frente das questões humanas, pude perceber no fim de semana que passou a velha máxima, na qual eu acredito plenamente: sem saúde, você vê sua vida te limitar completamente.
Pelo menos, tive no sábado a boa notícia sobre a recuperação do ex-craque, médico e comentarista Sócrates, deixar o hospital após nove dias internado por causa de uma hemorragia no estômago.
Sócrates está bem, mas terá que levar uma vida mais regrada. Por enquanto, uma rígida dieta e nada de bebida alcóolica.
Tive a oportunidade de viajar com Sócrates em 1998, quando fomos a Itália, Tunisia e a Líbia. Durante o tempo que pude passar ao lado dele, aprendo muitas coisas.
O ex-jogador que começou no Botafogo de Ribeirão Preto e fez história no Corinthians e Flamengo, além da seleção brasileira.
Antes de tudo, Sócrates é um revolucionário nato. Esteve na campanha pelas "Diretas Já" e ajudou a fundar a democracia corintiana.
Mas o fim e semana que passou foi muito ruim, em um outro aspecto.
No domingo, o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, se sentiu mal no clássico carioca no Engenhão. E teve um AVC, que o deixou em estado de coma.
Logo ele, Ricardo Gomes, que estava vivendo talvez o seu melhor momento como técnico de futebol. Pegou um Vasco desfacelado após a demissão de PC Gusmão, um time que perdia para todo mundo. Deu seu jeito e até levou a equipe a final da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), e perdeu nos pênaltis para o rival Flamengo.
Em seguida, Gomes montou o seu esquema que levou o Vasco a conquista da Copa do Brasil, depois de 11 anos sem levantar um troféu de nível nacional.
O treinador pôs também os vascaínos entre os melhores do primeiro turno do Brasileirão. Mas aí veio o acidente vascular cerebral que agora coloca sua vida em risco.
Toda torcida do mundo pela pronta recuperação do técnico.
No domingo, um dos maiores dirigentes de futebol que conheci na minha vida se foi: trata-se de Hilário Gonzales Sobrinho, que depois de tanto sofrimento morreu à tarde.
Hilário era fantástico, um baita de dirigente que soube representar muito bem os interesses do seu clube.
Meus pêsames à família de Hilário.

Nenhum comentário: