segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A versão do Mep

Vamos reproduzir aqui o realese do Mep, dando suas explicações sobre o rompimento da parceria com o Serrano e o "time" dado com a Liga Petropolitana de Desportos e clubes sobre o convênio:

Mep admite criar um novo clube profissional

Em reunião realizada na noite da última sexta-feira, a diretoria do Movimento Esportivo de Petrópolis decidiu encerrar a parceria da entidade com o Serrano. O MEP havia feito uma proposta para a diretoria do clube, para alugar o estádio e manter o elenco dos juniores, através de um contrato de patrocínio, que não foi aceita pelos diretores.

Agora, os responsáveis pelo MEP vão se reunir para decidir o que será feito com os jogadores e Comissão Técnica, cujos contratos se encerram em setembro. Para o coordenador de negócios do MEP, João Henrique Areias a parceria chegou ao fim devido ao modelo de gestão das entidades esportivas no Brasil.

“Os dirigentes amadores tiveram papel importante até a década de 70. A partir dos anos 80, com a chegada da TV, empresas patrocinadoras e investidores, faz-se necessária uma administração profissional que entenda e trate bem seus consumidores e parceiros. A relação com eles é muito difícil, são pessoas que lidam com a paixão e não com a razão, por isso não houve um acordo. A verdade é que esse é um problema do país, que atinge até mesmo clubes de grandes torcidas”, afirmou Areias.

O MEP vai optar por gerir equipes profissionais, como é o caso do Imperial Futsal, que foi criado pelo próprio movimento, em parceria com a diretoria da Liga Petropolitana de Desportos (LPD) e a equipe de atletismo Pé de Vento. A intenção do MEP é voltar ao futebol de campo, então será pensada a possibilidade de se criar um novo clube na cidade.

Outro ponto que foi revisto e paralisado é o apoio aos clubes da LPD no campeonato municipal. No primeiro semestre o MEP pagou as taxas de arbitragem de todas as partidas dos campeonatos municipais, pagou a premiação dos torneios, forneceu uniformes e criou páginas no facebook, para todos os clubes. De acordo com a parceria as equipes deveriam ter algumas contrapartidas com o movimento, em troca do que estavam recebendo, porém a maioria dos clubes não seguiu com o acordado.

O combinado entre as partes era de que os clube iriam ceder jogadores para as seleções de base da cidade, representados pelo Serrano no estadual de campo e pelo Imperial, no carioca de futsal, porém alguns clubes não liberaram os atletas, prejudicando as equipes e também muitos não emprestaram o espaço físico para treinamento das seleções quando foi solicitado.

O MEP ainda convocou uma reunião com todos os clubes, para explicar o funcionamento das páginas criadas, porém apenas representantes do Corrêas, Secretário e GAP estiveram presentes, com os demais deixando assim de cumprir com mais uma vez com a contrapartida.

“Quando nós precisamos de um local para o time do Serrano treinar muitos clubes não ajudaram, agora começamos a ter o mesmo problema com o Imperial. Um dos clubes foi jogar uma Copa fora e usou outro uniforme, com outro patrocínio, que não o nosso, então em função disso decidimos não continuar apoiando as equipes da forma que estava sendo feita. Vamos avaliar outras alternativas já que nós do MEP julgamos que seja importante apoiar o esporte amador, por ser uma importante forma de fomentar o esporte na cidade”, explicou a coordenação do MEP.

A intenção do MEP é se reunir em breve com os clubes novamente, para ver a possibilidade de manter o apoio, como pode ser feito e como os clubes também podem cumprir com a sua parte.

Apesar do fim da parceria o Serrano o MEP segue firme com o seu objetivo de transformar Petrópolis em uma cidade de referência para o esporte e os projetos para trazer centros de treinamentos para a Copa do Mundo, 2014 e as Olimpíadas de 2016 continuam. O MEP também segue com o apoio as equipes do Imperial e Pé de Vento.



Nenhum comentário: