terça-feira, 16 de novembro de 2010

" O Serrano foi o início de tudo"



A gratidão de um profisssional ao clube que o projetou no cenário do futebol pode ser medido pela maneira que se recorda dos tempos em que deu início a sua trajetória. É assim com o ex-goleiro Acácio, hoje assistente técnico do Vasco da Gama e um dos nomes mais bem sucedidos entre aqueles que vestiram a camisa azul e branca desde o ingresso deste no profissionalismo, em 1978 e, com a humildade que lhe é de praxe, concedeu uma entrevista exclusiva a Tribuna pelo telefone. E se disse feliz com a lembrança de seu nome como um dos prováveis homenageados na festa dos 30 anos do jogo em que o time petropolitano bateu o Flamengo, por 1 a 0, nesta sexta-feira. " O Serrano foi o início de tudo", que fez revelações importantes, entre elas a de que esteve próximo de abandonar o futebol após a morte de seu pai, até que conheceu o "Leão da Serra".
O Serrano, de fato, marcou profundamente toda a vida de Acácio, o goleiro nascido em Campos e que perambulou por vários clubes até chegar em Petrópolis. O então jovem goleiro jogou no Goytacás e no Rio Branco, tendo sido profissionalizado por este em 1978. No ano seguinte, com a morte de seu Acácio, o então desconhecido atleta franquino campista chegou a pensar em abandonar o futebol. " O meu pai era a minha inspiração. Ele me dava muita força quando eu jogava lá em Campos. Cheguei a pensar em abandonar o futebol. Fiz um vestibular para cursar Direito, mas resolvi atender a um convite de um amigo para conhecer Petrópolis, pois como nunca tinha saído da minha terra natal, achei curioso e fui lá", recorda Acácio, sendo que veio para cá a pedido do jogador serranista Ricardo Batata, de Campos, com apenas com a pretensão de fazer um pequeno turismo na região e um teste no Serrano.
O conterrâneo Ronaldo Soares de Bastos, que era então supervisor de futebol do Serrano, foi quem lhe fez o convite para tentar uma vaga no gol do Serrano, em dezembro de 1979. Suas boas atuações agradaram ao técnico Denílson, que resolveu pedir a sua contratação. No ano seguinte, a consagração veio em doses cavalares para o goleiro do Serrano, que além de ter se mudado para cá conheceu a sua atual esposa, Andréia e com ela tem dois filhos (Carolina e Cássio). Em 80, o Serrano tinha uma excelente equipe e fez frente a vários adversáios, em especial à aqueles que tinhaam de jogar no estádio Atílio Marotti. Um deles foi o Flamengo, que experimentou na carne a dose de prejuízo que teve. No dia 19 de novembro, Acácio diz que sempre ficará guardada na sua memória, já que ali ganhou projeção que chamou a atenção de vários clubes, entre eles o Vasco.
" Aquele jogo contra o Fla foi decisivo. Foi uma das partidas mais difíceis da minha vida, porque jogávamos contra um adversário muito superior a gente e, mesmo assim, conseguimos impedir que conquistasse o tetra. Foi mágico", disparou o ex-serranista, admitindo que suas boas atuações renderam muito mais do que fama, mas sim a projeção nacional. Atualmente, sem saber como está o Serrano, perguntou detalhes sobre o time e fez questão de se colocar à disposição do clube. Se disse também muito feliz quando soube que seu nome é lembrado em Petrópolis. " Poxa, não sei em que situação o Serrano está, Só torço para que seus planos deem certo. Ao mesmo tempo, fico feliz por saber que meu nome é lembrado aí na cidade. Defendi com muito orgulho o Serrano, e em Petrópolis conheci minha esposa. Toddo o início daa minha caarreira foi praticamente construída nesta cidade e fui pro Vasco, clube que ganhei títulos carioca, Brasileiro e cheeguei a ir para a seleção brasileira e o futebol português. Parte disso devo aí", decretou.
Ao fazer um pequeno balanço do que foi 2010, Acácio diz que a temporada foi boa, apesar do Vasco estar ainda no meio da tabela do Campeonato Brasileiro. Assistente de PC Gusmão, lembrou que deixou o Ceará entre os primeiros colocados no Brasileirão para assumir o Vasco em penúltimo lugar. " E ainda não tínhamos os reforços de jogadores vindos da Europa quando melhoramos a situação do time no campeonato. Tivemos alguns problemas. É bom lembrar que o Vasco vinha de uma série B e está ainda em um processo de reestruturação", explicou. Aliás, se disse muito feliz com o clube da Colina e deseja permanecer para 2011. " Minha família é toda vascaína. Eu joguei muitos anos no clube e sei da importância dele. O noso desejo é ficar aqui para o ano que vem", disse esperançoso.

Nenhum comentário: