sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Serrano apresenta plano e prevê time na elite em 2013

Nunca antes na história do Serrano o futebol teve um planejamento tão bem organizado. Hoje pela manhã, no salão azul da sede principal do azul e branco, foi apresentado um cronograma detalhado do projeto que pretende dar um novo status ao que já foi chamado de "Leão da Serra" e a comissão técnica e diretoria falaram do ambicioso plano de alcançar até 2013 a elite do Campeonato Carioca. Também se prevê investimentos na reestruturação da base serranista e até um centro de treinamento que poderá ser custeado com o dinheiro do próprio futebol.
O novo diretor de futebol, Carlos Alberto Lancetta, foi quem fez a apresentação do projeto que prevê várias iniciativas importantes para o clube que se encontra hoje na terceira divisão. O dirigente, que tem a experiência em ter trabalhado em alguns dos maiores clubes brasileiros, garante que no curto prazo há algumas prioridades como o saneamento das contas, a elaboração de um orçamento fixo e o rígido controle das despesas. Além disso, será criado um departamento de marketing que ficará totalmente integrado aos projetos do azul e branco em diferentes setores.
Lancetta disse ainda que vai ser montado um grupo de investidores, que por sua vez terá um empresa em sociedade anônima que ficará encarregada de bancar todas as despesas do futebol. Tanto é que, durante a coletiva para a imprensa, revelou ter ido à Brasília para estudar maneiras de viabilizar o ingresso de recursos, que podem sair da isenção fiscal de empresas; outro ponto destacado pelo dirigente serranista é o apoio às categorias de base. Para ele, a reorganização do departamento amador deverá ser uma fonte de renda para o clube, com futuros negócios que podem ser gerados com a negociação de atletas.
Ainda no aspecto financeiro, no longo prazo, de acordo com o planejamento azul e branco, será feito um banco de investimentos, a construção de uma arena no estádio Atílio Marotti e também um centro de treinamento, que nos slides mostrados prevê a construção de um espaço, com seis campos de futebol, hotel e salas de reabilitação dos atletas. Tudo isso, porém, foi avaliado após a realização de um profundo diagnóstico da situação do Serrano atualmente. Carlos Lancetta expôs problemas enfrentados hoje em dia e que é de conhecimento geral da galera petropolitana como as dívidas, precário estado de seu estádio e falta de recursos.
Por outro lado, Lancetta valorizou o patrimônio e a marca Serrano no futebol. " Poucos são os clubes brasileiros que possuem algumas capacidades do Serrano. Temos um estádio muito bom, mas que precisa ser reformado e uma torcida incrível", declarou o diretor de futebol, que vai ter muito trabalho pela frente após a apresentação do projeto. Vai analisar, por exemplo, a parceria que é mantida com um elenco de jogadores que treina regularmente em Pau Grande, Magé e dar início à recuperação do trabalho nas categorias de base. Na próxima segunda-feira, juntamente com o técnico Duílio, começa a fazer uma avaliação geral para dar início à preparação para o Estadual.
Para dissipar qualquer dúvida sobre questão de patrocínio, a Allen Informática ficará encarregada de montar com a comissão técnica um trabalho diferenciado de tecnologia no futebol, embora a empresa vá auxiliar na formação do grupo de investidores do futebol serranista. Este projeto, utilizando scouts, tem como objetivo assistir à Fifa sobre uma futura mudança nas regras de futebol, diante da possibilidade de se incorporar novas tecnologias em campo. A empresa vai, incluir, o apoio de informática aos Jogos Militares de 2011, no Rio de Janeiro. Um engenheiro detalhou o projeto do CT do Serrano, incluído no plano diretor do futebol.
Ao final da apresentação, o presidente do Serrano, Alexandre Beck, o "China", elogiou os novos parceiros do clube e acredita plenamente que será possível atingir aos objetivos dentro do prazo estipulado. Fez uma mea culpa, quando admitiu que não teve planejamento nos anos em que esteve no comando do futebol. " Quando assumimos o Serrano, encontramos um clube sucateado e tivemos que brigar contra uma terceirização que haviaaqui no clube. Cometemos erros justamente porque não tínhamos um planejamento como há atualmente", desabafou o dirigente, que deu uma declaração contundente que serve de indireta a antigos parceiros. " Desta vez, estamos cercados de pessoas do bem", disse o cartola.
Em tom de brincadeira, Duílio "descarta" Ronaldo por causa do peso - O planejamento apresentado ontem, entretanto, pode sofrer uma mudança por conta de uma questão bastante realista: de que muitos clubes que querem disputar a série C em 2011 não têm estádios para mandar seus jogos. A hipótese disso acontecer pode ser decisivo para a vida do Serrano, afinal de contas, conforme Carlos Lancetta admitiu, o time de Petrópolis poderia ser alçado para a série "B" no ano que vem. " Se isso acontecer, teremos que mudar bastante coisa dentro daquilo que planejamos. Isto porque, a série ´B´ é diferente da ´C´ e necessitará de mais investimentos. Por enquanto, estamos trabalhando com a Terceira Divisão no próximo ano.
Comedido, o técnico Duílio defendeu um trabalho integrado em diferentes setores do Serrano e sempre objetivando a formação de um futebol forte, envolvendo o amador e o profissional, sem esquecer do futsal. E deixou bem claro qual seu objetivo em Petrópolis. " Quero levar o Serrano para a primeira divisão", decretou o treinador. Ele garante já ter em mente uma proposta de trabalho, mas isso vai depender do material humano que terá à disposição provavelmente a partir de dezembro. Falou de sua participação no Mesquita no ano passado e criticou a postura dos dirigentes do clube suburbano e fez uma recordação de quando jogou, como treinador contra o time petropolitano quando era treinador do Barcelona e Nova Iguaçu, além é claro do polêmico Fla-Flu, disputado no ano passado no estádio Atílio Marotti.
A postura séria de Duílio foi quebrada depois que respondeu a pergunta de um repórter, que quis saber se tinha uma ideia do plantel com que irá trabalhar. " Olha, eu gostaria de contar com o Fenômeno (Ronaldo Nazário, atacante do Corinthians), mas como ele está muito gordo, não jogará com a gente. Gostaria de ter também o Daniel Alves e Thiago Silva (respectivamente jogadores do Barcelona e do Milan), mas acho que vai ser um pouco difícil", brincou o treinador serranista, que disse preferir esperar um pouco até definir o grupo de jogadores do clube. O início dos treinos está previsto para a primeira semana de dezembro.

Nenhum comentário: