terça-feira, 12 de agosto de 2008

Jiu-jitsu tomará conta de Petrópolis neste domingo

Petrópolis receberá alguns dos melhores atletas de jiu-jitsu neste fim de semana: a primeira edição da Copa de Inverno, que vai acontecer durante todo o dia neste domingo, nas dependências da Fábrica do Saber, em Cascatinha, promete ser um dos mais importantes campeonatos da defesa pessoal que acontecem no estado do Rio em 2008. Para isso, os organizadores estão trabalhando a mil por hora para receber mais de 250 atletas de diferentes partes da Região Sudeste, incluindo aí, é natural, os petropolitanos.
Cidades vizinhas vêm se notabilizando com um grande crescimento. A partir disso, organizam campeonatos que atraem grandes lutadores do país, em diferentes categorias. Teresópolis, por exemplo, é um espelho do que acontece com a interiorização dos campeonatos de jiu-jitsu, no Rio de Janeiro. Os petropolitanos não querem mais ficar para trás neste ramo da luta que fatura alto com patrocínios e cada vez mais adeptos ao esporte.
A Copa de Inverno, inclusive, contará com pelo menos quatro árbitros credenciados pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), dando um toque de oficialidade à competição. "Estamos providenciando todos os detalhes para que este campeonato seja um bom exemplo para outros que forem promovidos aqui", destacou Francisco Lima Junior, que já foi campeão mundial máster e que hoje trabalha na organização.
Para justificar a importância da Copa de Inverno, Francisco Lima afirma estar recebendo diariamente dúzias de pré-inscrições para participar da competição. Segundo ele, ao todo já tem 280 pré-inscrições, sendo que admitiu ao mesmo tempo em que o objetivo inicial era limitar em 200 participantes. " Acredito que realizar três lutas ao mesmo tempo será complicado com tantos pedidos de inscrição. Devo ampliar a estrutura para comportar mais competidores", emendou Junior.
Entre os pré-inscritos, estão lutadores de várias cidades mineiras (Juiz de Fora, Viçosa, Montes Claros e a capital belo Horizonte), além de seis academias do Rio de Janeiro, além da possibilidade de outras de Cabo Frio assegurarem até amanhã o seu ingresso na Copa de Inverno. Todos atraídos, também, pelo prêmio em dinheiro a ser oferecido aos campeões do jiu-jitsu. O pagamento varia entre R$100 até R$ 250 reais, sendo que o mais alto será aos faixas pretas em três categorias.
Os atletas de Petrópolis, que têm tradição de participar de campeonatos dos mais altos níveis, não ficarão de fora dessa. A expectativa da organização é a de que todas as academias da cidade estejam presentes na Copa de Inverno. "A procura é grande entre os petropolitanos", observou Francisco Junior. Já o evento em si - que tem o apoio da Prefeitura e Posto Bonsucesso - começará às 10 horas e deverá durar aproximadamente oito horas de combates na arena da Fábrica do Saber.

Nenhum comentário: