sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pedro do Rio mostra evolução no trabalho



Ganhar títulos e formar talentos. Estes são os dois grandes objetivos de uma das maiores referências do tênis de mesa em Petrópolis: o Pedro do Rio. O treinador e coordenador do trabalho, Daniel Ramos, prometeu dar início nos próximos dias ao trabalho que quer fazer novamente história no município e também fora dele. Para isso, prometeu empenho absoluto e novidades em breve sobre planos de aprontos.
O Pedro do Rio mostra que está evoluindo no esporte. Tudo começou em abril de 1995 quando o treinador Daniel Ramos formou na sede campestre do Esporte Clube Pedro do Rio sua primeira escolinha começando assim a trabalhar com o tênis de mesa. Após dois meses de treinamentos no clube com os alunos Tiago Taboada e Joubert Braga, primeiros atletas a participarem de treinamentos em Pedro do Rio, foi formada também um centro de treinamento na Escola Estadual Embaixador José Bonifácio.
No dia 9 de setembro de 1995, o Colégio Cenecista Pedro do Rio decidiu investir na modalidade, e então nesta data foi fundada oficialmente a ETMDR (Equipe de Tênis de Mesa Daniel Ramos) e todas as atividades da equipe foram transferidas para a escola. Ainda sem um lugar específico e apropriado para os treinamentos já que as aulas eram realizadas no pátio do Colégio Cenecista, a ETMDR passou a realizar suas atividades a partir de janeiro de 1996 nas dependências da Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, onde o tênis de mesa começou a despertar o interesse e a curiosidade dos jovens da região.
Em meados de 1996 a ETMDR voltou a realizar suas aulas no Esporte Clube Pedro do Rio, desta vez na sede social do clube. No período das férias entre 1996 e 1997 foi construído pelo Colégio Cenecista Pedro do Rio um centro de treinamento específico para a modalidade de Tênis de Mesa, quando então a ETMDR transferiu-se novamente para a escola e fechou uma parceria para formar atletas para representar a escola em competições escolares.
No ano de 1997 o Cenecista conquistou dois títulos estaduais nos Jogos Escolares Cenecista e revelou grandes atletas como Frederico Rodrigues e Pablo Lima. Em 1998 o Colégio Cenecista Pedro do Rio conquistou três títulos nos Jogos Escolares Cenecista e ainda sagrou-se campeão geral do JEUP’S (Jogos Escolares Unificados de Petrópolis) na modalidade de Tênis de Mesa e muitos jovens talentos foram revelados como Leonardo Taboada, Ramiro Corrêa e Diego Borsato. Em dezembro de 1998 quando o treinador Daniel Ramos assumiu o cargo de Diretor de Esportes do Esporte Clube Pedro do Rio, o tênis de mesa transferiu-se novamente para o clube.
Em 1999, o clube representou a cidade de Petrópolis na disputa dos Jogos Abertos do Interior, quando conquistou o título de equipes e individual, além da medalha de bronze no individual. No ano seguinte, o Esporte Clube Pedro do Rio filiou-se oficialmente a FTMERJ (Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro), e passou a ser o único clube de Petrópolis filiado a entidade. Neste mesmo ano o clube terminou a temporada como a quinta melhor equipe do estado no troféu eficiência.
Também em 2000 o Liceu de Itaipava formou uma histórica equipe para participar do Campeonato Brasileiro Escolar, onde alcançou uma medalha de bronze. Neste ano o Pedro do Rio ainda sediou pela primeira vez uma competição oficial da FTMERJ, quando foi disputado no clube uma etapa da Copa Rio, competição que trouxe a cidade os melhores mesatenistas do estado.
Em 2001 o Pedro do Rio liderou o campeonato estadual entre fevereiro e abril. Em junho o clube disputou o Brazilian ITTF Pro Tour (Mundialito) em São Paulo, primeira competição internacional disputada pela equipe. Na mesma semana o treinador Daniel Ramos comandou a seleção do Rio de Janeiro de menores onde os atletas da equipe Leonardo Taboada e Carlos Rodrigo Furtado que também chegaram a seleção disputaram o campeonato brasileiro de seleções, onde conquistaram as medalhas de bronze nas categorias mirim e infantil respectivamente.
Em julho do mesmo ano, o treinador Daniel Ramos fechou oficialmente uma parceria com a ADM-Marília, transformando a extinta ETMDR na ADM-Petrópolis.
Em outubro de 2001 na Copa Brasil do Rio de Janeiro, os atletas Carlos Rodrigo Furtado e Hugo Nascimento conquistaram as medalhas de prata e bronze respectivamente no rating E masculino.
Nesta temporada, o Pedro do Rio terminou a temporada na terceira colocação no troféu eficiência se tornando uma das três maiores forças do estado.
A ADM-Petrópolis / Esporte Clube Pedro do Rio, no ano passado, teve sem dúvida sua melhor temporada.A equipe conquistou neste ano três títulos estaduais por equipes nas categorias infantil e juventude masculino e juvenil feminino além do título de duplas feminino na divisão de acesso.
O clube ainda classificou além do técnico Daniel Ramos, 5 atletas para a seleção do Rio de Janeiro que disputou o campeonato brasileiro de Seleções na cidade de Alfenas-MG, onde conquistaram a medalha de bronze na categoria juvenil feminino, o bronze no infantil masculino e o título de campeão brasileiro da categoria juventude masculino.
Na mesma semana o clube conquistou a medalha de bronze no campeonato brasileiro de clubes além de Leandro Matsunaga terminar a competição individual entre os cinco melhores atletas do país, competições também realizadas em Alfenas.
Ao fim a ADM-Petrópolis / Esporte Clube Pedro do Rio somou 100 medalhas em campeonatos estaduais e 8 medalhas em campeonatos nacionais, terminando a temporada novamente entre as três grandes forças do estado. Com estes resultados o Pedro do Rio chega ao cenário nacional já como uma realidade e não mais um sonho.

Nenhum comentário: