sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cbat vai bancar projetos da Pé de Vento fora de Petrópolis

A Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) poderá ser a principal parceira da equipe de atletismo Pé de Vento a partir deste ano. A entidade enviou aos representantes do time esportivo um e-mail solicitando a elaboração de uma planilha de custos para bancar, em diferentes cidades o projeto "Descoberta de Jovens Talentos", que acontecia em Petrópolis até 2007, mas que não foi renovado neste ano pela Prefeitura por falta de acordo. Essa notícia seria importante para Petrópolis se não fosse um único fato: como não há uma pista de atletismo, o projeto deverá ser desebnvolvido em outras regiões. Segundo disse o treinador Henrique Viana, a falta de um local específico elimina a Cidade Imperial do projeto. " É muito ruim para gente, inclusive, que a nossa cidade tenha esse problema. A Cbat me exigiu um plano de trabalho e vamos dar a entidade toda a descrição do projeto", declarou Henrique, que até março iniciará a negociação para a liberação de verbas oficiais.
Depois de ter emplacado seis atletas na seleção brasileira que disputará, em março o Campeonato Sul-americano de cross country em Guayaquil, no Equador, a Pé de Vento ganhou respaldo dentro da Cbat para elaborar e tocar projetos de atletismo a nível nacional. O sucesso conseguido aqui com "Descoberta de Jovens Talentos" reforçou a decisão da entidade máxima do atletismo brasileiro pediu o know how da Pé de Vento na revelação de novos corredores para o Brasil. É público e notório que existem planos para o Brasil ganhar o maior número de medalhas possíveis nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, e a equipe petropolitana tem tudo para ser a coordenadora de múltiplos projetos nesta área. Isso é motivo de orgulho para Henrique Viana, que está concluindo um estudo sobre as cidades viáveis para a implantação do trabalho a ser financiado pela Cbat.
Entre as área já pesquisadas pela Pé de Vento que podem viabilizar a implantação do "Jovens Talentos" estão os municípios de Teresópolis, Saquarema, Americana e Lorena (as duas últimas são de São Paulo). A decisão de vetar Petrópolis se deu, segundo o treinador e responsável pela Pé de Vento, pela ausência de um local específico para treinamento. " O projeto prevê treinamento em uma pista, que aqui não tem. É uma pena. É muito chato tudo nisso, porque a intenção seria voltar com o ´Descoberta de Jovens Talentos´ em Petrópolis, porque aqui já deu certo uma vez. Infelizmente, teremos que levar para outros lugares", explicou Henrique Viana, lembrando que o projeto revelou Antônio Ribeiro, que no domingo passado, em Timbó, se tornou campeão brasileiro juvenil e se classificou para o Sul-americano.
Pé de Vento representará Itamonte nas provas de rua - Como se não bastasse a perda de receita para a implantação do "Descoberta de Jovens Talentos", Petrópolis sofrerá um outro duro golpe, mas não no caso financeiro e sim na sua imagem perante o país. A Cbat exigiu que a equipe que está sediada na cidade há 25 anos represente um município que tenha um espaço próprio para o atletismo. Sem a pista do 32º Bimitz ou qualquer outro espaço, a Pé de Vento começará a correr, a partir de abril, por Itamonte, uma pequena cidade do interior mineiro. Como lá tem um centro de treinamento, o time de corredores campeões representará a pacata cidade de Minas, incluindo a Corrida Internacional de São Silvestre. Todavia, quanto ás provas oficiais de pista, seguirá competindo com o nome petropolitano.

Nenhum comentário: