sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Tesouro" é encontrado na sala de troféus do Petrô

Um clube torna-se forte e respeitado pelas suas ações diferenciadas e pelo seu passado. No processo de restauração da Sala de Troféus e recuperação de documentos que contam a história do Petropolitano foram encontradas algumas relíquias, uma delas foi a carteira de atleta de Ariel Nogueira, este que foi jogador do Petrô na década de 20 e posteriormente Campeão Carioca pelo Botafogo em 1930, 32, 33 e 34, sendo convocado para disputar a Copa de 1934. Outros dois que na mesma época foram atletas do Alvinegro de Petrópolis e posteriormente jogaram na Seleção Brasileira foram o atacante Carvalho Leite e o meio campista Heitor Canalli.
A outra carteira foi a de Gabriel Kopke Fróes, Desportista nato que atuou como atleta, dirigente e incentivador, durante muitos anos, no seu querido clube, o Petropolitano F. C., onde foi Sócio Fundador sob a matrícula n.º 17 e autor do anteprojeto de Estatuto para a Entidade, Membro da Academia Petropolitana de Letras onde ocupou a cadeira n.º 21 e Sócio Fundador e Membro Efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis.
A diretoria de esportes do clube pretende preparar dois Projetos distintos, um que é o Museu do Petrô, tentando recuperar os documentos, arquivos e objetos que se encontram guardados no Clube e realizar uma campanha junto a familiares de ex-atletas, sócios ou qualquer pessoa que tenha algo que venha a contar a história de alguém dentro do alvinegro. O outro projeto é a Biblioteca do Esporte, aonde poderemos fazer uma ligação do passado com o presente, falando sobre o esporte de forma global e transformando este local em área de estudos para os moradores da cidade e mais um ponto Turístico de nossa maravilhosa Petrópolis.

Um comentário:

Leonni Pissurno disse...

Roberto,
Que grande notícia! Desde que tomei conhecimento destes jogadores com passagem pela Seleção e o Petropolitano que penso em fazer um estudo ou pesquisar mais sobre o assunto. Bom saber que estão recuperando a história. Que seja realmente preservada, um abraço!