sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jornalista comemora dez anos de crônica esportiva



O empate em 2 a 2 entre Serrano e Volta Redonda pela seletiva do Campeonato Carioca de 2000 marcou a estreia do jornalista Flavio Berredo na crônica esportiva. O jogo, que aconteceu na tarde de 16 de fevereiro, foi um dos primeiros com transmissão em vt pelo Canal Assinante - a primeira emissora de TV de Petrópolis -, com narração de Eduardo Monsanto e reportagem de Roberto Márcio.
O início de uma trajetória que chega aos dez anos foi casual. "Via as primeiras transmissões e achava que cabia um comentarista. Liguei para o Dudu no dia do jogo, na hora do almoço, e ele falou para eu aparecer. Fui e as coisas deram certo", revela Berredo.
A partida foi emocionante, mas trágica para o Serrano, que vencia por 2 a 0 e levou gols aos 45 e 47 minutos do segundo tempo. As transmissões começavam um hora depois do início dos jogos e assim a equipe podia sentir a repercussão nas ruas. "Era impressionante: vínhamos andando e vendo os bares lotados de gente assistindo à transmissão", recorda.
Em 2001, foi para a TV Cidade Imperial, onde ficou até o fim de 2002, como comentarista de um quadro diário de esportes no telejornal. Entre os momentos marcantes do esporte local da época, destaca o título nacional do Corrêas no hóquei e o primeiro título estadual do Petrópolis/Ikinha no futsal.
Ainda em 2002, foi com o cinegrafista Carlos Henrique Barros à coletiva de Luiz Felipe Scolari de convocação para a Copa do Mundo da Coreia e Japão. A resposta de Felipão à sua pergunta estava nas páginas de todos os jornais do dia seguinte. "Dei a maior sorte. Fiz uma pergunta tática sobre jogadores que poderiam sofrer marcação individual e ele cometeu um ato falho: incluiu Romário, que não estava na lista apesar do clamor popular".
Flavio Berredo trabalhou também como editor do periódico "A Grande Jogada", colunista do site "E-Petrópolis" e em transmissões de rádio para emissoras locais e do Sul. Sua última participação como narrador foi na Copa SerraTV de Futsal sub-20, no Canal 14. "Gosto muito de trabalhar em transmissões e acho que é uma lacuna nas TVs e rádios locais", opina.
A década de jornalismo esportivo será celebrada com novidades. Entre os planos, está a criação de um blog. Atualmente, trabalha no marketing do Petrópolis Esporte Clube e cursa uma pós-graduação de Gestão e Marketing Esportivo no Rio de Janeiro. "Os rumos mudaram nos últimos anos, mas sinto vontade de expressar minha opinião, propor reflexões e ter mais contato com o público", afirma.
Outros momentos inusitados pontuaram os dez anos do cronista. Em 2002, participou do jogo comemorativo do centenário do Fluminense - seu clube de coração -, no Maracanã, com ex-jogadores, jornalistas e artistas tricolores. Sobre a carreira, tem gratidão a todas as pessoas que proporcionaram oportunidades e ao público. "O petropolitano é especial. Quando você faz o melhor que pode, a resposta é incrível", finaliza Berredo.

Nenhum comentário: