terça-feira, 27 de julho de 2010

DIGA NÃO AO STALLONE E À FÓRMULA 1



“OS MERCENÁRIOS”
No dia 23 de julho, os jornais deram destaque às declarações de Sylvester Stallone, o Rambo, sobre as filmagens de seu novo filme no Brasil.
A produção de "Os Mercenários", utilizou locações no país e este representante da indústria cinematográfica norte-americana emitiu conceitos e opiniões sobre o Brasil e sobre nosso povo, extremamente pejorativas e deselegantes.
Conhecido por filmes que exaltam o nacionalismo americano e o incentivo às guerras e outros atentados aos direitos humanos, este cidadão agora tenta desqualificar nosso país, fazendo zombarias do tipo: - "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles dizem obrigado" (referindo-se ao povo brasileiro); "Obrigado, Obrigado e leve um macaco!" (imitando a voz de uma pessoa simplória); “Foi necessário um grupo de 70 seguranças para garantir o bem estar da minha equipe” (como se estivessem em estado permanente de ameaça de ataque); “Explodimos vários prédios, todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo" (como se fôssemos um povo selvagem, sem nenhum resquício de civilidade).

É lamentável que brasileiros, obviamente por grana, tenham acolhido um ser humano que ainda se encontra nos primórdios da evolução social. A filosofia do "Rambo" é a de que o que não for bom para os Estados Unidos da América, não é bom para o mundo! A “grande” ideologia que muitos americanos pregam, é a de que são exemplo para tudo, como se não tivessem mazelas históricas, problemas graves de exclusão social, racismo, preconceito, exploração do homem pelo homem... O que vale é a grana, não o que você é, mas o que você tem. Absurdo!!!
Com estas justificativas, as maiores atrocidades estão sendo cometidas no planeta, inclusive crimes contra a humanidade (guerras, desastres ecológicos etc).
Indignado com a situação, proponho fazermos um protesto contra esta grosseria, típica dos arrogantes, prepotentes e imperialistas, com um rotundo NÃO ao filme "Os Mercenários".

Não vá vê-lo no cinema! Não dê audiência e dinheiro para nossos agressores! Não seja otário! Faça da sua indignação um grande fracasso de bilheteria! Se você encontrar alguém na fila da compra de ingressos para este filme, esclareça a situação, informe, estimule o boicote!!!
NÃO AOS MERCENÁRIOS!!! NÃO AQUELES QUE NOS DESQUALIFICAM COMO POVO E COMO NAÇÃO!!!

“FÓRMULA 1”
Não menos lamentável é o que vem acontecendo na Fórmula 1.

No domingo, dia 24 de julho, mais uma vez, a poderosa Ferrari detonou o resultado de uma prova (GP da Alemanha), com o intuito de beneficiar seu primeiro piloto, Fernando Alonso.
Felipe Massa liderou a prova até a 49ª volta, quando, com chances reais de vencê-la, teve de abrir passagem, por ordem da direção da equipe, para o primeiro piloto da Ferrari (Alonso), que estava em segundo, e acabou "ganhando a prova".
Como pode uma "indústria do esporte", que envolve milhões de dólares ao ano só em patrocínios, despencar em credibilidade (coloco em dúvida se teve um dia...), para privilegiar a "arrumação" de resultados e zombar do público fiel que acompanha este esporte?
Como podemos aceitar, passivamente, que brasileiros (é a segunda vez que ocorre conosco - a primeira foi com Rubens Barrichello – GP da Áustria 2002) aceitem contratos, no qual se comprometem a submeter-se às ordens da equipe, para frustrarem milhões de torcedores brasileiros e ganharem milhões de dólares? Isto, sem falar da “armação” envolvendo Nelsinho Piquet (bateu com o carro, de forma proposital, para facilitar a vitória de Alonso, na equipe Renault – GP de Cingapura 2008). Que ética é essa? Que moral é essa? É isso que queremos ensinar às nossas crianças e jovens?
Esporte bom é o que não tem fraude! É o que apresenta a competição sadia e honesta!
Basta! Diga NÃO à Fórmula 1!!! Pare de assistir às provas na TV! Lembre-se: compactuar com essa fraude internacional é dar audiência à ela!!! Não somos otários e queremos respeito!!! Boicote de audiência é a única forma, pacífica, de provocarmos a reflexão no mundo!!! Na hora que faltar público e doer no bolso dos magnatas do "Circo da Fórmula 1", talvez este “esporte” passe a ter credibilidade ou acabe de vez, para não enganar mais.

NÃO À FÓRMULA 1!!! NÃO AO FILME "OS MERCENÁRIOS"!!!
POR FAVOR, SE VOCÊ CONCORDA COM O TEXTO ACIMA E COM SUAS IDÉIAS, PASSE A MENSAGEM ADIANTE E TRANSFORME ESTE PROTESTO NUMA GRANDE MOBILIZAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL CONTRA O DESRESPEITO AO BRASIL E AOS BRASILEIROS!
Marcus São Thiago - Advogado e Educador

(marcussaothiago@gmail.com)

Nenhum comentário: