terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tigres do Brasil ansioso pela série A do Rio



Apesar do Vasco da Gama ainda sofrer o risco de descer para a Série B do Brasileiro e do Fluminense estar praticamente fora de risco do descenso, o futebol carioca pode estar evoluindo em outro aspecto. Diferente de outros anos quando o campeonato estadual tinha emoção apenas por parte dos clubes ditos grandes, atualmente os times de menor expressão ou investimento vem se destacando e trazendo charme a competição mais charmosa dentre os regionais.
Com apenas quatro anos de existência o Tigres do Brasil ― que no dia 19 de janeiro completa cinco anos ― chega à elite do futebol carioca junto com o Bangu, campeão da Série B e que retorna à convivência dos grandes após alguns anos de ausência. O nível da competição melhorou, as séries A, B e até a C estão mais competitivas e uma das conseqüências disso é o fato de times do Rio estarem começando a se destacar no cenário nacional, como aconteceu com o Duque de Caxias que representará o estado na Série B do Brasileiro 2009. Agora, fica a torcida pela manutenção dos dois grandes na Série A para que o futebol carioca se reforce.
Da Segundona 2008 para a Primeira do ano que vem, com exceção do Avaí-SC, todos os outros três clubes que subiram são paulistas (Corinthians, Santo André e Barueri). Somados aos três que continuarão (São Paulo, Palmeiras e Santos), mais a Portuguesa que apesar de estar na zona de rebaixamento pode se manter na elite, ficariam sete equipes paulistas contra quatro do Rio se o Fluminense e Vasco permanecerem.
Com mais quatro paulistas na Série B (Bragantino, Ponte Preta, São Caetano e Marília, caso este último não desça) e apenas o Caxias para representar o Rio de Janeiro, a meta dos ditos médios e pequenos no Carioca 2009 será disputar a mais nova divisão do Brasileiro e fortalecer o Rio nos próximos anos. Objetivo do Tigres do Brasil que apesar de iniciante ― é o mais novo clube da Primeira ― lutará para manter-se na elite do futebol carioca e aos poucos conquistar o seu espaço no cenário regional e nacional.

Nenhum comentário: