segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Doença pode complicar vida de tenista veterano

Petrópolis tem sua versão de "Guga" da categoria de veteranos: Octávio Bastos, que fará 79 anos no mês de março, acaba de alcançar uma marca que nenhum outro conterrâneo conseguiu em mais de 100 anos da prática do tênis no município. O jogador é o primeiro colocado no ranking da América do Sul, na categoria acima de 75 anos. A conquista aconteceu após a vitória obtida em mais uma etapa do Circuito Vets, realizada em novembro de 2008, em Porto Alegre, e mesmo tendo ficado de fora de pelo menos mais três competições internacionais (Buenos Aires, Santiago e Montevidéu) assegurou a ponta da classificação. O que é um motivo de festa, sem dúvida, acabou sendo ofuscado por uma notícia nada agradável, pois em breve irá buscar o resultado de um exame em que há suspeita de estar com câncer no estômago.
Apesar de nascido no Rio de Janeiro, Octávio veio morar em Petrópolis aos 28 anos e desde então já se considera um "petropolitano" nato. Médico, o tenista que tentou sucesso no basquetee futebol resolveu adotar o chamado esporte branco, e seu sucesso aconteceu à medida que sua dedicação se intensificava. A sua subida de produção lhe resultou em convites para fazer parte da seleção brasileira e chegou a atuar em países como Austrália, Áustria, Estados Unidos e Turquia, além de ter jogado também no Equador, Bolívia e Peru. Aos poucos, alcançou com vitórias o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), mas isso parecia pouco para o veterano atleta do tênis de Petrópolis, já que chegar à ponta da América Latina parecia uma obsessão, que foi conquistada no final do ano passado.
Ao mesmo tempo em que festeja a chegada ao topo do ranking, Bastos anunciou ontem que pode estar com uma doença que preocupa um em cada brasileiro. Recentemente, se viu obrigado a fazer uma intervenção cirúrgica no intestino e há a suspeita de câncer na região, mas independente se está ou não, vai continuar lutando por conquistas no esporte. " Apesar de tudo, seja o que for, vou continuar jogando e trazendo títulos para Petrópolis", declarou o tenista, que está sem treinar nos últimos dias por conta da operação médica. A sua expectativa é a voltar a treinar nesta quinta-feira, no clube Campestre, em Nogueira. Já com relação a próxima competição, que será em Florianópolis em fevereiro, não deve ir nesta disputa. " Se eu for liberado, devo jogar no campeonato de Coritiba", finalizou o atleta veterano.

Nenhum comentário: