segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Nova geração pede passagem

Embora seja reconhecidamente uma das melhores equipes de atletismo do país, a Pé de Vento não investe seu tempo e energia apenas em estrelas que despontam no cenário nacional. Uma nova geração que está sendo trabalhada em Petrópolis pelo treinador Henrique Viana também pede passagem. Dois dos principais corredores juvenis fizeram a festa no último fim de semana, no Bosque da Barra, onde aconteceu o Campeonato Estadual de cross country.
Apesar de ter somente 14 anos, a mineira da cidade de Ubá, Jéssica Ladeira, foi inscrita em uma categoria de até 19 anos numa prova curta. Mesmo enfrentando adversárias mais velhas, Jéssica ganhou de ponta a ponta o Campeonato Estadual e vibrou com a classificação para o Brasileiro de cross country, marcado para o dia 8 de fevereiro em Timbó, Santa Catarina. A pequena atleta ficará em Petrópolis treinando em ritmo forte visando o título nacional.
Outro destaque importante da Pé de Vento no Estadual é Gilmar Silvestre, irmão gêmeo de Gilberto Silvestre, outro corredor que vem melhorando bem seus resultados. Gilmar disputou a prova de 12 quilômetros e, a partir do quilômetro dois começou a liderar e não foi incomodado até o final dela, com uma impressionante vantagem sobre os corredores do Fluminense, Éder Matos e Ricardo Oliveira, respectivamente segundo e terceiro colocados na categoria.
Com a fama de produzir bons atletas para a modalidade, a Pé de Vento tem um passado recente de formar verdadeiros campeões. Foi assim com o então jovem Arthur de Freitas Castro, que aos 19 anos se tornou naquela época um dos mais bem sucedidos maratonistas do país. Franck Caldeira começou a treinar em Petrópolis com 15 anos, sendo que “estourou” para o cenário brasileiro em 2006, quando ganhou a Corrida Internacional de São Silvestre.
A Pé de Vento realizou em parceria com a Prefeitura o projeto “Jovens Talentos”, que revelou Antônio Ribeiro, de 18 anos, como um dos principais destaques do país em sua categoria. Para Henrique Viana, os jovens têm em quem se espelhar na Pé de Vento para serem bem sucedidos, além da questão técnica aplicada pela equipe, um segredo guardado a sete chaves. “ Os resultados de Jéssica e Gilmar no Estadual mostram que ainda estamos no caminho certo”, finalizou Viana.

Nenhum comentário: