quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O fim do "casamento" que durou oito anos

A questão financeira não foi apenas a razão do divórcio de Franck Caldeira de Almeida com a equipe de Petrópolis Pé de Vento. A situação vai além disso. Uma exigência do responsável pelo departamento de atletismo do Cruzeiro, Alexandre Minardi, para que deixasse de ser orientado por Henrique Viana, da Pé de Vento, foi determinante para que o atleta olímpico rompesse de vez o vínculo que mantinha aqui durante oito anos. Isso abriu uma guerra verbal entre Viana e Minardi, que já não escondem mais suas diferenças e as expõe em público.
Franck renovou na semana passada o contrato com o Cruzeiro, um ponto de discórdia entre seu ex-treinador de Petrópolis e o corredor mineiro. A Tribuna publicou, no ano passado, várias reportagens mostrando o descontentamento de Henrique Viana com a assinatura do contrato do seu pupilo com o popular clube mineiro. Ele previa a queda de rendimento de Caldeira nas competições com seu afastamento de Petrópolis. Por outro lado, o corredor não encontrou no município o suporte financeiro capaz de lhe garantir estabilidade, sobretudo depois que ganhou provas importantes como São Silvestre e a medalha de ouro na maratona do Pan 2007.
" Eu avisei ao Franck da falta de cumprimento dos treinos. Aqui em Petrópolis, eu tinha um controle maior de sua preparação para as corridas. Quando ele foi para Minas, tudo mudou", frisou Henrique Viana, que nunca negou ter discordâncias com Alexandre Minardi muito antes de Caldeira ser contratado pelo Cruzeiro. Ao que parece, a recíproca é verdadeira. Numa entrevista dada ao site de atletismo webrun, Minardi atacou o responsável pela Pé de Vento, após a renovação do atleta com o azul e branco celeste, sendo contundente nas suas palavras.
Durante os dois anos do primeiro contrato com o clube, em 2007 e 2008, Minardi acatou um pedido do atleta para que continuasse a treinar com o Viana, mas afirmou à reportagem do Webrun que se arrependeu profundamente da decisão. “O ex-treinador dele dançou faz tempo. Os treinamentos dele foram uma negação, se arrependimento matasse eu já estaria morto”. A resposta de Henrique a esta declaração foi na mesma hora. " Esse Alexandre é um maluco. Ele não sabe o que fala. Todo mundo no meio do atletismo sabe bem como é", desabafou.
Mas e a posição de Franck Caldeira nesse episódio? O corredor parece já ter tomado uma posição. Quando renovou o contrato com Cruzeiro, Caldeira decidiu abrir mão de ser treinado por Henrique Viana, conforme exigência do popular clube de futebol. Na matéria do webrun, o corredor deu a seguinte declaração: " “Eu quero passar confiança para o Alexandre Minardi, e ele vai transmitir isso também para mim, para que essa parceria seja de sucesso. O saldo da troca foi positivo”, relata Franck. Todavia, o atleta está sendo aguardado ainda nesta semana em Petrópolis, onde se reunirá com Henrique Viana para encerrar seus laços que ainda prendiam a Cidade Imperial. Franck é vice-presidente da ong Pé de Vento e padrinho do projeto "Jovens Talentos".

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala rapaz,

peguei uma foto aqui no blog com os devidos créditos.

Gostaria de fazer contato pra marcamos um papo.

Um abraço,

Fernando Martinho Filho
2246.3686 | 8834.5678 | 8145.2957