quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Acidente "cria" espaço para prática esportiva

Ninguém gosta de acidentes e isso é algo bastante claro para todos. Porém, um problema ocorrido no domingo passado criou uma situação que, no mínimo, trouxe um momento de reflexão e acabou "beneficiando" esportistas da cidade. A queda de uma das centenárias árvores na avenida Barão do Rio Branco obrigou a CPtrans a modificar o trânsito, o que levou dezenas de atletas a aproveitarem a rua interditada para praticar esporte.
Na madrugada do domingo passado. a árvore que estava nas margens do rio Piabanha caiu na altura da casa do Barão de Rio Branco, derrubando com ela um poste, arrebentando fios e amassando a grade de proteção da ponte que liga as duas mãos da Avenida Barão do Rio Branco, forçando uma situação de emergência do poder publico e privado para retirada do tronco e todo entulho causado pela queda e ligação dos fios arrebentados.
Para isso, a Barão do Rio Branco - sentido distritos ao Centro - foi interditada da altura da ponte da Moageira até o local do ocorrido por toda manhã de domingo. Apesar do transtorno, o que se viu na pista interditada foi uma grande movimentação de ciclista e pedestres, caminhado e correndo, aproveitando a manha ensolarada de domingo para praticar sua atividade sem se preocupar com o transito perigoso, criando pela primeira vez a tão clamada pelos incentivadores da pratica da educação física petopolitana “Área de lazer da Barão do Rio Branco” uma forma de proteger a grande massa que busca a proteção do exercício físico para os males da modernidade e nosso atletas, futuros medalhistas olímpicos, tesouro de Petrópolis como a equipe Pé de Vento, que freqüentemente sofre algum tipo de problema com lesão de atletas atropelados pelo transito selvagem da cidade.
O grupo que mais se beneficiou do problema foi o de atletas treinados pelo professor Bruno Christ, este treinador das equipes Aeróbica, Pé de Vento e Allen Informática/ATP Multiesportes, que promove todo fim de semana treinamento nas ruas do centro da cidade. Segundo Chrsti, foi "perfeito", em que pese os prejuízos do acidente. Contudo, a queda da arvore só mostrou o quanto é possível fechar um dos lados da Avenida Barão do Rio Branco para essa nobre causa.
" Tenho projetos parados na Secretaria de Esporte e CPTRANS que pedem isso para cidade, melhor seria paras as pistas internas da Avenida, só até a altura da Moageira mesmo, sem causar problemas ao transito. Domingo pela manhã tem poucos carros na rua e somando a Assessorias Esportivas instaladas na cidade temos aproximadamente 150 atletas treinado monitorados, fora os entusiastas que são muitos, bela iniciativa da natureza vamos ter que derrubar uma arvore todo sábado aqui, declarou Bruno Chrsiti, falando do desfecho irônico que beneficiou os atletas petropolitanos.
De qualquer forma, fica um alerta as autoridades sobre o desejo do grande grupo de praticantes, isso geraria uma maior adesão da população a pratica de atividade física, observando cidades como Rio de Janeiro onde o fechamento de vias ocorre a tempo. Melhorando a qualidade de vida da população, segundo os especialistas no assunto, gera menos gastos com saúde.

Nenhum comentário: