sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fisiofitness 2009 - Congresso de Fisioterapia e Educação Física



Com a presença do presidente do Comitê Médico do Comitê Olímpico Brasileiro - COB, João Alves Grangeiro, do fisiologista do Clube de Regatas Vasco da Gama, Daniel Gonçalves, do presidente da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Lancetta, do presidente da ONG Inclusão Social Através do Esporte e doutor em Educação Física e Cultura, José Antônio Viana, entre outras personalidades, a Universidade Estácio de Sá Petrópolis realizará de hoje a domingo, em seus Campi I (R. Bingen, 50 – Bingen) e II (Av. Barão do Rio Branco, 2.894 – Centro) e no Petropolitano Football Clube (Av. Roberto Silveira, s/n – Centro), o
Fisiofitness 2009, no qual serão debatidos temas atuais relacionados às áreas de atuação de Educação Física e Fisioterapia, bem como terapias alternativas, orientais e holísticas.


O Fisiofitness, congresso voltado para as áreas de Educação Física e Fisioterapia, já acolheu mais de 2000 inscritos em edições anteriores e estima que este ano 800 pessoas de todo o país, entre estudantes e profissionais das áreas envolvidas, assim como interessados nos temas abordados, se inscrevam para participar de sua primeira edição em Petrópolis. As edições anteriores do Fisiofitness aconteceram até o ano de 2004, na cidade de Resende, estado do Rio de Janeiro. Este ano, a coordenação geral dos campi da Universidade Estácio de Sá Petrópolis, em parceria com as coordenações de seus cursos de Educação Física, através do mestre e professor Luiz Miguelotte, e Fisioterapia, através do professor Márcio Olímpio, se empenhou em trazer para a cidade o evento de abrangência nacional. É a primeira vez que um evento de tamanha relevância para as áreas acontece na região.

A abertura oficial do Fisiofitness 2009 contará com a presença do mestre em Ciência da Motricidade Humana, professor Carlos Eduardo Cossenza, autor de vários livros sobre musculação, diretor técnico das Academias Training Club 600 e Espaço Vital e ex-presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF 1), ministrando a palestra "Mercado de Trabalho Áreas de Interseção", às 19h do dia 13/11.

O encerramento acontecerá com o presidente do Comitê Médico do Comitê Olímpico Brasileiro - COB, João Alves Grangeiro, e os mestres em Ciência da Motricidade Humana, Fabio Ganime e Carlos Eduardo Cossenza, em uma mesa de debate sobre “Joelho: novas tendências no tratamento e na reabilitação”, também no Petropolitano F.C., às 9h do dia 15/11.

Ao longo do dia 14/11, serão ministrados minicursos como: “Preparação física aplicada ao esporte”, “Hipertrofia: novas estratégias”, “Grupos de corrida: organização e treinamento” e “Educação Física na escola: novas perspectivas”.

Durante o evento acontecerão ainda aulas práticas como: “Ginástica Fitness Fest”, dada pelo especialista em treinamento e personal trainer das academias A!Body Tech e Estação do Corpo,
Felipe Barbosa, e pelo doutorando em Ciência do Desporto, André Fernandes, de “Hidroginástica Fitness Fest”, pela mestre em Ciência da Motricidade, professora Juliana Soares, entre outras.

Para o coordenador geral do curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá - Petrópolis, o mestre e professor Luiz Miguelotte, a importância deste evento está diretamente relacionada à oportunidade de capacitação profissional, além da necessidade de formação de um capital de relacionamento: “A importância deste evento é a possibilidade de nos apropriarmos de novas tecnologias, conhecermos profissionais renomados em nossas áreas e outros nomes que despontam com idéias e métodos revolucionários, aumentando nossa rede de conhecimento e possibilitando que nossos alunos vislumbrem horizontes mais amplos. Desta forma, os Cursos de Educação Física e Fisioterapia, que são áreas afins, contribuem para que os participantes deste evento construam estas interações".

Os estudantes de todo o país que estiverem inscritos no
Fisiofitness 2009 terão direito à acomodação gratuita, situada na Fábrica do Saber, no bairro da Estrada da Saudade, assim como transporte do local de hospedagem aos locais onde acontece o evento. Ao final do encontro, os participantes receberão certificado.

São parceiros do
Fisiofitness 2009: o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (CREFITO 2), a Associação Brasileira de Fisioterapia Intensiva (ABRAFI), a Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI), o Conselho Regional de Educação Física (CREF – RJ/ES), a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e a Prefeitura Municipal de Petrópolis. A realização do Congresso é da Universidade Estácio da Sá.

Nenhum comentário: