sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Serrano estréia neste sábado no "Torneio da Morte"

Sábado o Serrano começa a escrever um novo capítulo de sua história. No ano em que completa 30 anos de ingresso ao profissionalismo do futebol, o clube busca escapar de um vexame que pode marcar para sempre a sua vida esportiva: a equipe estréia no Torneio da Morte contra o Independentes, às 15 horas em Macaé na abertura da competição seletiva. No outro jogo da rodada, o Ceres jogará em Bangu contra o Villa Rio, também às três da tarde.
Que o Serrano já deu outros vexames dentro de campo, isso todo mundo sabe. Em 1993, esteve próximo de cair para a Terceira Divisão, mas na última hora os comandados do treinador Manoel Neto – o mesmo que no ano seguinte deu o primeiro título ao clube – evitaram o pior na última rodada. Outras campanhas vexatórias aconteceram nos anos seguintes, a exceção de 1999, quando o azul e branco conquistou o segundo título estadual de forma brilhante.
Desta vez, a luta inglória não é para ganhar um título significativo. O Torneio da Morte foi criado pela Federação de Futebol do Rio e aprovado pelos clubes como uma forma de dar uma segunda chance à aqueles time que foram mal durante a primeira etapa. Segundo o regulamento, os dois últimos desta seletiva caem para a Terceirona em 2009. Ou seja, antes mesmo de a bola rolar, os quatro lanternas dos grupos do Estadual deste ano têm 50 por cento de chances de serem rebaixados.
Apesar do temor real da queda para a Terceirona, o Serrano tenta fazer a sua parte para não ocorrer à tragédia e tem treinado forte nos últimos dias para a estréia. Sabendo que nem mesmo o empate é um bom negócio no torneio, o técnico Fernando Ramos garante que o clima no clube é de confiança. " Depois daquela vitória sobre o Teresópolis, os jogadores demonstraram que é possível superar essa má fase. E todos estão empenhados nisso", disse o treinador.
Dono de um cartel "respeitável" – comandou uma vez o time na Segundona e conquistou a primeira vitória no campeonato –, Fernando já sabe que o confronto contra o Independentes será importante para os planos do clube e vai jogar ofensivamente contra o rival. Embora tenha admitido que os laterais não irão atuar como alas, Ramos quer o Serrano dando mais liberdade aos homens de meio campo para municiar os atacantes Jefinho e Nando.
Mais uma vez, quem deve ser mais acionado é o meia Pedrinho, jogador que está tendo a sua terceira passagem pelo azul e branco e, apesar de triste com a situação atual, acredita que o Serrano se manterá na Segundona para 2009. Já Alex Arruda, artilheiro do time na Segundona com quatro gols, poderá ser lançado como ponta-de-lança, atuando ao lado de Nando e Jefinho. O meia-atacante Jonas atuará como um segundo volante, mas saindo para o jogo. Só Dudu ficará fixo protegendo os defensores.
A arbitragem do jogo de sábado está definida: quem apita nesta tarde em Macaé é Marcelo Costa dos Santos, auxiliado por André Luís da Silva Segundo e Fábio Torres.

Nenhum comentário: