terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LPD volta a promover Torneio Início

A Liga Petropolitana de Desportos reuniu anteontem à noite, em sua sede os representantes dos clubes para alguns dos principais campeonatos que começam no primeiro semestre. A novidade ficou por conta da volta do chamado Torneio Início, competição relâmpago que abre oficialmente a temporada futebolística da cidade e que será em um clima festivo. A proposta do retorno do TI foi asprovado pelos dirigentes e existe uma aposta de que isso atrairá um bom público aos estádios a partir do mês que vem e, segundo a opinião do vice-presidente administrativo, Márcio Voguel, o "Gaguinho", os bons tempos vão voltar. " Queremos transformar o TI em um grande evento, com direito a festa, banda de música e tudo mais", acrescentou ele.
Os primeiros campeonatos de 2009 vão começar no dia 22 de março e vão contar com oito times. Porém, o TI está marcado para o dia 15 no estádio Atílio Marotti e o primeiro jogo começará às 8h30. A tabela não foi divulgada ainda, mas os participantes são Petropolitano, Carangola, Serrano, Benfica, Posse, Vera Cruz, Corrêas e o Internacional/PTbase. Outra categoria que foi definida no conselho arbitral de anteontem foi a de master, cuja competição vai contar com oito equipes (Santa Isabel, Posse, Corrêas, Carangola, Vera Cruz, Benfica, Palmeira e o Internacional). Este campeonato terá o seu TI no dia 22 de março e a primeira rodada está prevbista para ter início no dia 29, assim como o Campeonato Municipal de futebol sub-20.
O Torneio Início foi criado em 1916 pela Associação de Cronistas Desportivos (entidade atualmente denominada Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro, Acerj). Em suas primeiras edições, foi chamado de “Initium” e deixou de ser realizado apenas seis vezes, até sua última edição, em 1967. Houve uma edição especial em 1977, dez anos depois do fim do torneio, que é considerada como oficial para a relação de campeões. Algumas regras do futebol foram modificadas para as competições do Torneio Início. Como todos os jogos deveriam ser realizados num único dia, as partidas duravam apenas 20 minutos (10 por tempo). Apenas a final era maior: 60 minutos (30 por tempo).
Além disso, o desempate foi resolvido de duas formas diferentes, dependendo do ano da disputa: ou pelo número de escanteios ou por disputa de pênaltis (contudo, nesse caso, havia três rodadas de pênaltis por equipe até a definição do vencedor - e todos os pênaltis deveriam ser batidos pelo mesmo jogador).

Nenhum comentário: