quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Serrano faz balanço de um ano de "nova" gestão

No dia 14 de fevereiro completou um ano da primeira sentença proferida pela 2ª Vara Cível de Petrópolis, na qual a justiça trocou de mãos a tutela antecipada do futebol do Serrano, tirando das mãos da empresa Serra Sport a gerência do departamento. Desde então, a atual diretoria assumiu o controle futebolístico do clube, um antigo desejo que foi alimentado também por boa parte da torcida, inconformada pelo fato dos antigos gestores não terem inscrito a equipe no Campeonato Estadual da Segunda Divisão em 2007. Sem grandes recursos e com a política dos pés no chão, os dirigentes conseguiram, por um lado, evitar que o futebol ampliasse o já endividado "Leão da Serra" mas, por outro, a Terceira Divisão tornou-se uma triste realidade.
A atual diretoria, comandada pelo presidente Alexandre Beck, o "China", assumiu de fato o futebol em março, a poucas semanas da estreia do Serrano no Campeonato Estadual da Segunda Divisão na categoria sub-20. Os cartolas alegaram ter encontrado um clube sem qualquer material para trabalhar: o gramado do estádio Atílio Marotti estava alto demais, não havia um elenco pronto e tampouco material de trabalho. Através de um mutirão que envolveu os próprios cartolas e colaboradores, os serranistas retomaram o trabalho e conseguiram colocar em campo um time na Segundona de juniores. A campanha não foi nada boa, e o clube foi eliminado na primeira fase, vencendo três jogos, empatando dois e perdendo os outros cinco. Um detalhe é que ficou invicto jogando em casa.
Devido à falta de grandes patrocinadores, além do pagamento obrigatório de dívidas que foram contraídas no passado, a diretoria se viu obrigada a montar um time de baixa qualidade para buscar o impensável título estadual da Segundona de profissionais. A pouca estrutura se refletiu em campo. A pífia campanha empurrou o azul e branco ladeira abaixo até chegar à terceira divisão, um fato lamentável que trouxe constrangimentos aos cartolas. No futebol e futsal amador a situação não foi diferente, pois o clube não ganhou títulos - a exceção de uma categoria no salão - e terminou em quarto lugar no Troféu Eficiência. Apesar disso, "China" conseguiu manter toda a equipe de auxiliares e disparou contra antigos dirigentes que passaram pelo Serrano, dividindo a culpa com eles pelo fiasco em 2008.
As vitórias conquistadas na justiça não se refletiram em campo. Isso, contudo, parece ser coisa do passado e o Serrano busca viver uma nova realidade. Tanto é que o presidente já considera uma "vitória" a manutenção dos patrocinadores para as divisões amadoras e, por enquanto, o foco principal está no elenco sub-20, que em março irá disputar o Campeonato Estadual da Terceira Divisão. Outros projetos voltados para o desenvolvimento do futebol e futsal também são apostas nesta temporada. "Estamos muito otimistas sobre tudo aqui. Trabalhamos muito para melhorarmos tudo por aqui", declarou "China", confiante numa boa campanha da garotada serranista nos compromissos oficiais. Além disso, fora de campo já negocia com empresas o suporte financeiro para bancar a equipe na Terceirona, cuja competição terá início em maio.

Nenhum comentário: