segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CHAPA OPÇÃO ENCONTRA DIFICULDADES PARA SE REGISTRAR NA ELEIÇÃO DA FEDERAÇÃO DE FUTSAL DO RIO


O futsal do Rio, que deixou de ocupar as primeiras colocações das competições nacionais há muito anos, está ganhando uma esperança de renascimento, após a sua Federação viver momentos jamais imaginados. A Chapa Opção, liderada pelo ex-técnico Marcus Hygino, de 69 anos, tenta trazer a Federação de volta aos seus melhores momentos, após ser despejada de sua sede por falta de pagamento. Mas, para se inscrever na eleição para a presidência da entidade, que acontecerá no dia 17 de agosto, a chapa encontra dificuldades. Nesta sexta-feira (31), os vice-presidentes da Federação decidiram fechar a sede mais cedo, antes das 16 horas, alegando falta de trabalho. A inscrição para a eleição (segundo o edital de convocação) encerra-se na segunda-feira (3), às 17h30min.

Esta não é a primeira dificuldade encontrada pela Chapa Opção. O edital ignorou os dias úteis e deu prazo de cinco dias para a inscrição das chapas, contando o sábado (1) e o domingo (2). Assim, na verdade, o prazo foi reduzido a apenas três dias.

PROPOSTAS - Para enfrentar a situação caótica vivida pelo futsal do Rio, com vários clubes se afastando e os funcionários da Federação entrando na Justiça para cobrar salários atrasados e direitos trabalhistas descontados e não depositados, a Chapa Opção já tem pronta uma nova competição, totalmente profissional, em formato de Liga.

O novo campeonato irá atrair de volta as principais representações do futsal do Grande Rio e novas frentes no interior, desde o Sul ao Noroeste do estado. Por ter um formato inteligente, será uma opção a mais para as equipes que disputam a Liga Futsal, como o Petrópolis, que fica sem opção financeira viável de certame após o fim da competição nacional.

Nosso objetivo é unir o futsal novamente. Queremos oferecer aos clubes uma opção viável de campeonato e todo o auxílio que a Federação deva prestar afirma Marcus Hygino.

A Chapa Opção contará com a ajuda da Futebol Brasil Associados (FBA) para gerir comercialmente o novo trabalho da Federação. Osvaldo Sestário, diretor jurídico da entidade, é o responsável pela parte jurídica. Terá uma missão árdua pela frente: resolver as dívidas deixadas pela atual administração e fazer acordos para pagamento de todos os direitos dos funcionários, que serão valorizados nos próximos quatro anos.

Marcelo Lopes, diretor financeiro da FBA, vai atuar no marketing da Federação. Uma grande empresa de material esportivo já se comprometeu a fazer parceria com a entidade a partir de 2010. Neste novo contrato, ao contrário do atual, os clubes ganharão as bolas do campeonato sem custos. O projeto visa pagar integralmente todas as despesas de arbitragem.

Quando assumimos a Série B do Brasileirão de Futebol, em 2002, a competição estava ameaçada de não ser realizada. Em 2008, eram mais de R$ 30 milhões em contratos. Representamos os 20 clubes da Série C e agora iremos trabalhar para tirar a Federação do buraco afirmou Marcelo Lopes.

Apesar da gestão ruim que a Federação passou nos últimos anos, o objetivo da nova chapa não é fazer uma caça às bruxas. Marcus Hygino garante que o futsal tem feridas profundas, que devem ser cicatrizadas com muito trabalho para torná-lo viável novamente. Por isso, o pensamento é esquecer o passado e pensar no futuro.

A composição da Chapa Opção é a seguinte:

Presidente: Marcus Hygino (salonista emérito da FFSERJ, ex-técnico e dirigente de futsal nas décadas de 60 a 90)

Vice-presidente administrativo: José Sebastião Ferreira (técnico de futebol e Diretor Financeiro de uma empresa promotora de crédito)

Vice-presidente financeiro: Luís Miguel de Oliveira Neto (diretor esportivo do Bradesco e auditor financeiro)

Vice-presidente técnico: Ricardo Miranda (empresário e ex-jogador de futsal)

Assessoria de marketing (Comercial) - Marcelo Lopes (diretor financeiro da FBA);

Assessoria de marketing (Treinamento e capacitação) – Henrique Gonçalves (diretor de uma empresa de treinamento em marketing e gestão empresarial)

Assessor jurídico: Osvaldo Sestario (advogado do Vasco no STJD e no TJD do Futebol)

Assessora de comunicação: Claudia Mendes (jornalista)

Projetos Especiais: Lula Calamares (Contador e promoter esportivo)

Nenhum comentário: