terça-feira, 25 de agosto de 2009

Petropolitanos na série B querem mais

Petrópolis não passou despercebida na série B do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que duas figuras diferentes, e de épocas diferentes e de funções igualmente diferentes. Mas em comum o desejo deser bem sucedido pelos seus respectivos times na chamada Segundona, que tem como líder o Vasco da Gama, com 39 pontos. O Ceará conta com o ex-goleiro do Serrano Acácio na comissão técnica e o atacante Marcelo Macedo está no Figueirense, embora ainda não tenha estreado.
Quarto colocado na série B, Acácio é o auxiliar do técnico PC Gusmão e segue firme na busca pela manutenção do G4, à qual porá os quatro melhores do Campeonato Brasileiro na série A de 2010. O alvinegro cearense - que tem o Vasco como adversário nesta sexta-feiraa, no Maracanã - vem fazendo uma boa campanha. No primeiro semestre, esteve no Atlético Goianiense e levou o rubronegro ao vice-campeonato estadual.
Como jogador, começou a sua carreira profissional a partir de 1978. Ele jogou pelo Americano, Serrano, Vasco da Gama, Madureira e em Portugal pelo Beira-Mar. Ele ganhou 3 campeonatos carioca (1982, 1987, 1988) e um título nacional (1989). Pela seleção brasileira jogou 7 partidas 1989, mas após a goleada para a Dinamarca perdeu espaço para Taffarel na seleção Brasileira e jogou ainda a Copa do Mundo de 1990, não tendo jogado nenhuma partida da copa.
Acácio Cordeiro Barreto foi indicado para jogar pelo Serrano em 1978, após estar no Rio Branco, de Campos. E suas grandes defesas em Petrópolis asseguraram o azul e branco como destaque do futebol do interior, sendo que em 1982 fez a sua melhor campanha na elite do Campeonato Carioca: o clube terminou em quinto lugar. Naquela temporada, o jogo que marcou história foi aquela vitória sobre o Flamengo, por 1 a 0, gol marcado por Anapolina, sendo que neste dia Acácio defendeu um pênalti cobrado por Zico.
O ex-goleiro serranista também é dono de outras importantes marcas. O ano de 1988 foi especialmente marcante para Acácio que permaneceu 879 minutos sem sofrer gols. Tal marca é o quarto maior tempo que um goleiro ficou sem levar gol no Campeonato Brasileiro. Acácio ainda hoje vive no mundo do futebol, foi treinador de goleiros do Botafogo de 2002 a 2007. Nesta empreitada, inicou com destaque tendo o goleiro Jéfferson desempenhado muito bem seu papel na meta alvinegra.
Contudo, a partir de 2006, a irrgularidade dos três goleiros do Botafogo, Max, Lopes e Júlio César, lhe renderam o cargo ao fim de Julho de 2007. Mas como assistente-técnico tem se dado bem. Por pouco o Atlético Goianiense não faturou o título regional e deixou um trabalho "pronto" no clube rubronegro, que atualmente é vice-líder da série B. Mas seu pensamento está totalmente voltado para o Ceará, clube que quer disputar o Brasileirão no ano que vem.
Já Marcelo Macedo aguarda uma oportunidade no Figueirense para voltar a brilhar no cenário nacional. Ainda na reserva, o jogador espera ter uma oportunidade na equipe de Santa Catarina. Seus familiares, que moram no Meio da Serra, torcem pelo seu sucesso. O nome de Marcelo só passou a ser conhecido no Rio, em 2007, quando o atleta já completava cinco anos de carreira. Mas isto se deveu ao fato de, após ter sido lançado no Fluminense, em 2002, Marcelo ter decidido pela saída do Brasil, com apenas 21 anos de idade.
Na sua primeira ida para o estrangeiro, Marcelo tentou a sorte na Coréia do Sul, aonde disputou a temporada 2004, pelo Seongnam Ilhwa. Voltou ao Brasil, em 2005, porém, na metade do ano, mudou-se novamente para o exterior, quando foi jogar no Atlas, time sediado em Guadalajara. Em 2006, teve uma passagem relâmpago pelo Flamengo e, finalmente, em 2007, acertou contrato com o Madureira. Então, vestindo a camisa do tricolor suburbano, Marcelo foi um dos grandes destaques no Campeonato Carioca de 2007, uma vez que, ao lado de Dodô, conseguiu ser um dos artilheiros da competição, com 13 gols marcados.
Contudo, memorável mesmo, foi sua atuação na última partida da fase de grupos da Taça Guanabara, quando o Madureira aplicou um goleada de 4 a 1 no Flamengo, com quatro gols de Marcelo. No Campeonato Brasileiro de 2007, Marcelo teve passagem discreta pelo Atlético-PR. Sem muito alarde, foi anunciado como reforço para o Ipatinga, para a temporada 2008. Todavia, Marcelo não permaneceu por muito tempo no Ipatinga, pois logo teve seu contrato rescindido pelo clube. Com isso, passou a ser considerado jogador do Tombense, clube que o havia emprestado ao Ipatinga. Em 2009 foi contratado pelo Figueirense.

Um comentário:

Expresso Futebol Clube disse...

Quando vc disse na sua matéria q o Marcelo não tinha ainda estreado,estava errado.Faltou vc tmb dizer que quando ele saiu do Ipatinga,foi pro Panseraikos ,da Grécia...e o passe dele pertence ao Panseraikos,não ao Tombense.

Ah...e nessa sexta foi Figueirense 1 x 0 ABC-Rn com um gol dele