segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SELEÇÃO CARIOCA SUB-17 INICIA FASE DE TREINAMENTOS PARA O BRASILEIRO



Logo de início dá para perceber que alguma coisa mudou. Nos dois primeiros dias de treinamentos da seleção carioca de futsal sub-17, realizados no ginásio do Vasco, em São Januário, o clima era descontraído, porém, de muita responsabilidade. A equipe se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções, a partir de outubro.

No comando dos cariocas, um vencedor e batalhador do futsal. O jovem Marcos Jorand, de 36 anos. É a primeira vez que ele treina uma seleção local. Oportunidade esta que lhe foi confiada quase que por unanimidade. Jorand figura como uma das maiores revelações entre os treinadores brasileiros.

A vitrine de seu trabalho foi o Fluminense, onde trabalha na categoria sub-17 desde 2005, sempre com sucesso. Venceu o Estadual daquele ano e daí não parou mais. Em 2006, foi vice. No ano seguinte, sagrou-se campeão carioca e foi vice no Estadual. Em 2008, vice-campeão brasileiro de clubes com o Tricolor e, recentemente, foi novamente campeão carioca.

Jorand não se intimida com a possibilidade de tentar o título para o Rio de Janeiro. Ele reconhece as dificuldades, já que os cariocas irão enfrentar São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo na primeira fase, com apenas uma das seleções seguindo adiante.

São Paulo e Minas são duas escolas respeitáveis e o Espírito Santo faz um trabalho de base muito bom. Mas estou confiante. Temos um grupo bastante heterogêneo e de qualidade. O que mais me preocupa é que temos pouco mais de 40 dias para treinar e engrenar. Mas o grupo tem se mostrado capaz destacou o treinador.

Mais do que isso: como maior virtude do grupo, além das noções táticas e da qualidade técnica, o espírito solidário.

É um grupo com 21 atletas, das mais variadas partes do estado. Eles estão se conhecendo e pude perceber a sintonia e a amizade que estão surgindo. O respeito é muito importante. A união e o sucesso começam daí lembra Jorand.

Em princípio, a seleção sub-17 treinará todos os finais de semana. Com a aproximação do campeonato, os treinamentos serão mais frequentes. E, na semana que anteceder ao início da competição, os atletas trabalharão em tempo integral.

ESTADUAL – Os conselhos técnicos do Campeonato Estadual acontecerão nesta semana. O primeiro é o das categorias sub-09, sub-11 e sub-13, marcado para terça-feira (25). O início das competições está previsto para o primeiro fim de semana de setembro.

Nenhum comentário: