sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Manifestação em prol do ciclismo


O dia 16 de agosto de 2009 foi um dia muito importante e que com certeza vai ficar marcado para muitos ciclistas de Petrópolis. Estava um dia lindo e perfeito para andar de bicicleta. Como é nosso costume, andamos sempre em grupos de três ou quatro pessoas, mas algo muito incomum, e que a muito tempo não se via, aconteceu. Nossos grupos de amigos se reuniram pouco antes de escurecer, perto da Paulo Barbosa, e a medida que fomos andando conseguimos unir até 16 pessoas. Virou um verdadeiro passeio ciclístico que surgiu do nada, e não perdemos a oportunidade de, unidos, reivindicar nossos direitos. Demos quatro voltas no centro da cidade passando por lugares diferentes, parando nos sinais, animando os pedestres e aborrecendo os motoristas, e nossa atitude, embora aparentasse ser uma brincadeira de jovens, demonstrava algo muito maior, uma necessidade para toda a sociedade. A existência de uma ciclovia, tanto no centro quanto entre bairros, favoreceria não só aqueles que já andam por esporte, mas muitos outros que têm vontade de andar e nem saem de suas casas porque não é seguro, nem confortável andar de bicicleta no trânsito de Petrópolis. Os pais dariam mais liberdade para os filhos andarem, muitos teriam uma alternativa mais saudável para ir ao trabalho, uma opção a mais de lazer, sem contar o bem que tantos fariam ao meio ambiente escolhendo a bicicleta ao invés do carro. Com o novo centro histórico, tudo ficou muito apertado. Se estamos na calçada, nos mandam descer, se estamos na rua, além do risco que corremos, buzinam incessantemente. As pessoas têm esquecido o bem que faz andar de bicicleta, e sem apoio do lugar que vivemos, essa realidade não pode mudar.

O esporte tem voltado a crescer com a modalidade de salto em rampa de terra, que tem migrado do bicicross principalmente pela influência de vídeos internacionais. Sem a existência de uma boa pista, os ciclistas ficam ociosos, sendo obrigados a andar na cidade ou se aventurar em trilhas distantes. Com um lugar adequado para que possam se reunir, a prática do esporte cresceria, todos seriam mais conscientizados quando à necessidade e ao adequado uso dos equipamentos de proteção, a atenção dos jovens seria mais voltada a coisas saudáveis, e as amizades se proliferariam, além do que, com uma pista adequada, viriam ciclistas até mesmo de outras cidades, tanto para se divertir, quanto para participar de campeonatos.

Essas foram as reivindicações de todos que andavam naquele domingo. Um apoio ao esporte e outro ao bem estar, dando exemplo como passeio ciclístico que raramente é hoje promovido aqui na cidade. Essa não é a primeira vez que esse tipo de manifestação ocorre, tendo já sido feito por ciclistas mais velhos. Como não lhes deram ouvidos no passado, não queremos que isso se repita. Ambas as necessidades fariam de Petrópolis um exemplo de cidade, mostrando como que por uma atitude simples, tanta coisa poderia melhorar, em um ato que representaria consciência e respeito a todos.

Nenhum comentário: