terça-feira, 8 de setembro de 2009

Federação faz campeonato em homenagem a Carlson Gracie

Aconteceu recentemente no Iate Clube Jardim Guanabara, Rio de Janeiro a Copa Carlson Gracie de Jiu-Jitsu. O torneio valeu pela segunda etapa do Circuito Estadual da mais antiga federação, a FJJ-RIO. Esta etapa contou com aproximadamente 700 atletas que disputaram pontos para serem reconhecidos como os melhores atletas do estado do Rio de Janeiro. O nome da etapa é uma homenagem ao mestre Carlson Gracie, que em 1954 desafiou e venceu Waldemar Santana, atleta que venceu de seu tio Helio Gracie em um épico combate que durou 3 horas e quarenta minutos.
Carlson Gracie formou vários faixas-preta, entre eles o petropolitano Crézio de Souza, o “Crezinho”, dentre mais de duzentos graduados. O grande Mestre faleceu em 1 de fevereiro de 2006 acometido de uma parada cardíaca no hospital Lincoln Park, em Chicago - EUA. Em discurso, Robson Gracie (Presidente da FJJ-RIO) ressaltou a importância do trabalho realizado, não só por sua família, mais também pelo ensino e prática do jiu-jitsu por todos os profissionais do esporte presentes no campeonato.
"Eu me lembro quando a gente começou isso,a uns 50 anos atrás, tinha uns 3 ou 4 professores. Hoje eu vejo um exército, e eu sempre digo, ninguém faz história sozinho... se não fosse por vocês o jiu-jitsu tinha morrido, e hoje graças a vocês, graças a um ícone fantástico chamado Carlson Gracie, que hoje deve estar treinando lá em cima, com o pai dele, com o tio dele, com o Fada, com o Ryan e com outros que foram,e estão se adestrando num lugar aí que, mais cedo ou mais tarde todos nós vamos ter que ir pra lá, mais enquanto a gente não vai, eu gostaria de fazer uma homenagem a umas das maiores e mais fantásticas figuras do jiu-jitsu o responsável pela continuação de Carlos e Helio Gracie... esse troféu não vem de mim, vem de vocês todos." disse Robson antes de entregar o troféu a Marly Gracie, esposa do falecido mestre.
Petrópolis mais uma vez foi muito bem representada pela Equipe Raul Quintella de Jiu-Jitsu. O professor Raul Quintella levou 12 atletas que trouxeram 8 medalhas para a equipe. “Fiquei muito emocionado por participar desta homenagem ao Mestre Carlson Gracie, pois todos sabem que fui aluno do Mestre Crézio Chaves e do Crezio de Souza o “Crezinho” que foi atleta de ponta do Mestre Carlson, e para completar a emoção, neste campeonato consegui minha medalha de número 100 como professor", disse Raul Quintella.
Os Atletas da Equipe Raul Quintella de Jiu-Jitsu que participaram deste campeonato foram: Matheus “Mamut” Bastos, Douglas França, Alex L. da Silva, Glauco P. da Costa, George A. da Silva, Romulo Sabbadim, Marcos “Sesc” Barcellos, Fernando N. Pádua, Guilherme Moraes, Fabrício Pereira, Marcelo “Xexeu” dos Santos, Marcos “Bastos”. A Equipe Raul Quintella agradece aos patrocínios recebidos, pois sem eles seria muito mais difícil esta conquista. São eles: Academia Bio Fitness (Areal) Padaria Pão Quentinho, Peccini Despachante, ABC do Papel, Drogaria Viver Bem, CEFAC Ed. Física, Castelo do Pão padaria, L.A. Contabilidade, Arlete Bufet, Produtos D´angelo, Zimbrão e Silva, Stamp Cor Uniformes, Auto Escola Sabbadim, Colégio Astro, Vereador Marcelo Motorista, Saison Spa, Academia Itaipava Sports Center.

Nenhum comentário: