segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Regional celebra 30 anos do Clube de Xadrez de Petrópolis e homengeia fundador



O xadrez teve um fim de semana de festa no Colégio Ipiranga com a realização do Regional de Petrópolis. O evento, com a chancela da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, celebrou os 30 anos do Clube de Xadrez de Petrópolis e homenageou o fundador José Duarte de Barros.

O torneio teve a participação recorde de mais 80 enxadristas de todo o estado do Rio de Janeiro, com a presença de dois mestres internacionais, um mestre Fide e dois mestres nacionais. Novos talentos do xadrez e dezenas de petropolitanos colaboraram para o sucesso do evento.

Os dois mestres internacionais honraram o favoritismo e levaram a melhor na categoria principal: Eduardo Limp foi o campeão e Diego Berardino, vice. José Jorge, do CXP, em terceiro, foi o melhor petropolitano. O xadrez de Petrópolis levou ainda outras premiações nas demais categorias.

O troféu levou o nome do homenageado, que falou sobre o início e a trajetória do Clube de Xadrez de Petrópolis, e não escondeu a alegria: “Sinceramente, fiquei surpreso, não esperava essa homenagem. Fico muito emocionado”, disse José Duarte de Barros.

Um comentário:

VerdeVitae disse...

O prezado amigo, árbitro e também ex-presidente do CXP Dr. José Duarte de Barros ("Duartão") foi por décadas o incansável impulsionador do xadrez em nossa Cidade Imperial, além de ter sempre ótimas histórias pr'um bom bate-papo... Hoje os projetos escolares que dão bons frutos têm suas raízes em atuações como as dele, do saudoso Prof. Cattacini no Liceu e de tantos outros!