segunda-feira, 1 de junho de 2009

Damião abandonou a prova

O mineiro e ex-Pé de Vento Franck Caldeira foi o brasileiro mais bem colocado, na segunda posição, atrás do vencedor queniano Elias Chelimo. Entre os homens, o vencedor foi o queniano Elias Chelimo, que conseguiu manter um ritmo muito forte e se distanciar dos rivais. O africano completou a distância em 2h13min59s. Caldeira, campeão da prova em 2004, fechou em 2h17min23s, com José do Nascimento Souza em terceiro (2h19min17s). "A corrida foi boa. Mas a prova ficou mais difícil a partir do quilômetro 26, quando o vento forte atrapalhou um pouco. Mas gostei da minha performance", afirmou o campeão. A Pè de Vento, por sua vez, foi mal na prova.
Já Franck comemorou a segunda posição como uma vitória. "Gostei da prova porque estava apagado. Sou muito cobrado. O que as pessoas precisam entender é que não sou uma máquina. Vim para fazer o pódio e fui o melhor brasileiro na prova", lembrou Franck, medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. Com a participação em São Paulo, Franck abriu mão de participar do Campeonato Mundial de Berlim, em agosto. "A partir de agora vou me dedicar às corridas mais curtas”, afirmou. "No ano que vem volto a pensar na maratona com o foco em Nova York, em 2011.”
A maior decepção, entretanto, ficou com relação a participação de Damião Anselmo na corrida. Ele, que havia feito uma preparação especial e era tido como um dos favoritos entre os brasileiros, sentiu-se mal e abandonou a prova no quilômetro 15. Para o seu treinador, Henrique Viana, o atleta da Pè de Vento passou mal momentos antes da largada e isso foi decisivo para o naufrágio da equiipe petropolitana no evento. " A Maratona de São Paulo tem um histórico muito ´ruim´ para quem quer bater recorde. O Franck, por exemplo, fez 2h17min, uma marca bem abaixo do que ele pode fazer. Já o Damião, realmente ele foi mal mesmo e se sentiu mal antes da corrida, que determinou o abandono", explicou Viana, que começa a preparar seus atletas para o Trpféu Brasil de atletismo.

Nenhum comentário: