terça-feira, 23 de junho de 2009

ICO fará amistosos neste sábado contra Boa Vista

Depois de encarar o Botafogo em uma série de amistosos, realizados recentemente na escolinha do clube alvinegro, os alunos do projeto "Canhotinha de Ouro" voltam as suas atenções para a disputa de mais um torneio. Desta vez será neste fim de semana, quando enfrentará o Boa Vista, em uma série de partidas que ainda não tem um local definido, mas certamente neste sábado a festa será completada com a apresentação da garotada.
Um dos destaques do "Canhotinha de Ouro" é o atleta mirim Pablo Mendonça, que marcou muitos gols no amostoso entre o time do projeto contra a escolinha do Botafogo. Pablo, assim como a garotada que atua nos treinamentos no bairro Morin, vivem um momento diferente porque aproveitam todas as atividades promovidas pelo Instituto Canhotinha de Ouro. No mês passado, cerca de 60 crianças visitaram as dependências do Museu Imperial em um evento cultural.
O "Canhotinha de Ouro" funciona há quatro anos em Petrópolis e é um dos vários núcleos do ICO espalhados pelo Rio de Janeiro. São promovidos com as crianças que frequentam a escola pública do Morin inúmeras atividades, que vão desde a prática do esporte como o tratamento da saúde bucal, feito em parceria com a Uniodonto, beneficiando centenas de pessoas. O ICO montou também uma turma de dança para a terceira idade, que faz suas aulas no clube Mon Recoin, no Morin.
O patrono do projeto é ninguém menos do que Gerson, tricampeão mundial de futebol. Chamado de "Canhotinha de Ouro", foi campeão do mundo em 1970. Era capaz de fazer lançamentos de mais de quarenta metros de distância, colocando com precisão a bola onde quisesse. Jogou em diversos clubes brasileiros de futebol, tendo passagem destacada no Flamengo, no Botafogo, no São Paulo e no Fluminense, tendo sido por este clube campeão carioca em 1973 e encerrado a carreira neste clube de seu coração.
Quando jogava Gérson tinha o apelido de "Papagaio" entre seus companheiros atletas, pois sempre gostou de falar muito sobre futebol. Depois de encerrar tornou-se comentarista de futebol da Rádio Globo (RJ), participou do programa Mesa Redonda Rio da Rede CNT, atualmente está no programa Jogo Aberto Rio na Band Rio. Coordena uma escola de futebol, participando de diversos projetos esportivos em Niterói, sua cidade natal, onde morou quase toda a sua vida.

Nenhum comentário: