segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CPB: COMUNICADO DE DOPING


O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) informa que Suely Rodrigues Guimarães (F56) está suspensa por um ano. A atleta da classe F56 teve resultado positivos em teste de doping realizado no dia 12 de setembro, na etapa de Fortaleza do Circuito Nacional Loterias Caixa. Suely abriu mão da contra-prova e seu caso foi avaliado neste domingo pela comissão anti-doping do CPB, que decidiu pela punição, seguindo as normas as normas do Código Antidoping do Comitê Paraolímpico Internacional.

As marcas obtidas por Suely no evento estão canceladas, entre elas o recorde mundial no lançamento de disco. No material coletado, foi encontrada a substância hidroclorotiazida, um diurético, que mascara o possível uso de outras substâncias proibidas. Os exames foram realizados no laboratório LADETEC, reconhecido pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA).

Em sua política de combate ao doping, o CPB atua em duas frentes: educação e testes. Além de manter as informações sobre o tema no site e distribuir cartilhas informativas, com orientações e com a lista oficial de substâncias proibidas pela WADA, o Comitê realiza palestras durante seus eventos. As duas últimas aconteceram nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, em Fortaleza e Curitiba, de 11 a 13 de setembro e de 30 de outubro a 1 de novembro, respectivamente.

Do orçamento previsto para 2010, o CPB destinará a verba de R$ 150.000,00 para o combate ao doping, intensificando as campanhas, e aumentando o número de testes em suas competições.

“Lamentamos profundamente esse caso de doping envolvendo a atleta Suely Guimarães, uma medalhista em Jogos Paraolímpicos. Nossa política é de tolerância zero e vamos intensificar os nossos programas de educação e testagem. Como já estava em nosso planejamento, em 2010, pela primeira vez, vamos ter um orçamento específico para o combate ao doping”, afirma Andrew Parsons, presidente do CPB.

Nenhum comentário: