terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A missão não será nada fácil, mas o Brasil contará com fortes representantes

Os mineiros Franck Caldeira e Lucélia Peres, que ganharam a prova em 2006, estão prontos para tentar o bi na 85ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada quinta-feira por 21.000 inscritos por ruas e avenidas de São Paulo. Eles são os destaques do pelotão de elite brasileiro, que tentará a difícil missão de acabar com a hegemonia estrangeira na mais importante corrida de rua da América Latina.
Franck Caldeira bem que tentou brigar com os africanos este ano, mas não levou a melhor em nenhum confronto. Foi vice-campeão da Maratona de São Paulo e terceiro colocado na Volta da Pampulha, sempre superado por corredores da África, mas terminando como o brasileiro mais bem colocado. Na Prova Sargento Gonzaguinha, que serviu de treinamento e não contou com estrangeiros, o atleta do Cruzeiro venceu com facilidade.
"Estou treinando cada vez mais e o meu objetivo é melhorar meus resultados. A presença dos africanos é sempre um motivo desafiador. Quero ganhar deles e por isso estou me esforçando ao máximo", disse o atleta, que se prepara na altitude de 1.600 metros em relação ao nível do mar em Campos do Jordão (SP).
Franck é tricampeão da Volta da Pampulha, bicampeão da Maratona de São Paulo, campeão da Meia Maratona do Sul e ganhador da medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio de Janeiro.
Além de Franck, o baiano Giomar Pereira da Silva, tricampeão do Ranking dos Corredores de Rua da Caixa/CBAt, é outra aposta brasileira no masculino. Sétimo e nono colocado nas últimas duas edições da São Silvestre, ele terminou em terceiro na Meia Maratona do Rio, terminando como o brasileiro mais bem colocado. Foi quarto na Maratona de São Paulo e quarto na Pampulha. "Procurei focar na São Silvestre nas últimas semanas e o objetivo é correr a prova da melhor forma possível", disse.
Outros candidatos ao pódio são Raimundo Nonato de Aguiar, o brasileiro da equipe de Petrópolis Pé de Vento mais bem colocado no ano passado na São Silvestre (7º lugar); João Ferreira de Lima, o João da Bota; Marildo José Barducco (5º em 2007), José Teles (o único brasileiro a completar o percurso da maratona na Olimpíada de Pequim); Damião Ancelmo de Souza, vencedor da Viva Feliz 10K Brasília e Meia Maratona de São Paulo e companheiro de equipe de Raimundo Nonato; Adriano Bastos, hexacampeão da Maratona da Disney.
Categoria feminina - No feminino, Lucélia Peres não teve um ano consistente, por causa de contusões. Na Volta da Pampulha, no início de dezembro, por exemplo, terminou em oitavo lugar. Está treinando forte para recuperar a forma que a levou a ganhar o tricampeonato da Pampulha, a Meia Maratona do Rio e a São Silvestre, além do bronze nos 10.000 metros do Pan do Rio.
Líder do Ranking de Corredoras de Rua da Caixa/CBAt, a baiana radicada em Brasília Marizete Moreira é uma das esperanças. Ela ganhou este ano a Maratona de São Paulo. Outra atleta experiente é Marizete Rezende, vice-líder do ranking e que tem no currículo vitórias na São Silvestre, Maratona de São Paulo e Meia Maratona do Rio.
A mineira Maria Zeferina Baldaia tem os mesmo títulos de Marizete Rezende e também lutará pelo bi na São Silvestre. Outros destaques no pelotão são Marily dos Santos, Edielza Alves, Cruz Nonata da Silva, Conceição Maria Oliveira, Rosangela Raimunda Pereira, Sueli Pereira Silva, Adriana Aparecida da Silva, Andrea Celeste Benites, Sirlene de Pinho, Sueli Aparecida Vieira, Tatiele Carvalho e Zenaide Vieira, vencedora da Gonzaguinha deste ano e a brasileira mais bem colocada no 10K Rio - Corrida Pan-Americana.
Estrangeiros - Entre os estrangeiros confirmados estão o tricampeão Robert Cheruiyot (QUE), o atual campeão James Kwambai (QUE), o bicampeão da Pampulha Nicholas Koech (QUE); o campeão dos 10K do Brasil e do 10K Rio Martin Sule (TAN); campeã e recordista da Pampulha Pasalia Chepkorir (QUE); Olivera Jevtic (SER), bicampeã da São Silvestre; Derartu Tulu (ETI), campeã da Maratona de Nova York de 2009 e da São Silvestre de 1994.
Do grupo mais jovem os destaques são o etíope Ibrahim Jeilan, campeão mundial júnior dos 10.000 metros em Pequim (28min53s29), em 2006; o tanzaniano Marco Joseph, quarto colocado na São Silvestre do ano passado, os quenianos Elias Chelimo, campeão da Maratona de São Paulo e da Meia do Rio, em 2009; e Stanley Biwott.
A prova desta quinta-feira terá os seguintes horários de largada: 15h00 - cadeirantes e handcycle (masculino e feminino); 15h05 - outras categorias de atletas com deficiência; 16h30 - elite feminina; e 16h47 - elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será dada em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).
Os kits, compostos de camiseta da competição, do manual do atleta e do número de peito, além do chip, começaram a ser entregues neste domingo e prosseguem nesta segunda e na terça-feira, das 9 às 19 horas, e quarta-feira, das 9 às 17 horas. O material não será entregue no dia da prova, nem após a mesma.
Coletiva - A entrevista oficial da 85ª Corrida de São Silvestre será realizada hoje, a partir das 11 horas, no Hotel Hilton Morumbi, que fica na Avenida Nações Unidas, 12.901. As atrações da prova - nacionais e internacionais - falarão com os jornalistas. Será também a última oportunidade dos profissionais de imprensa retirarem as credenciais para a cobertura da tradicional corrida paulistana.
Interdições de ruas - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai começar as interdições no trânsito na Avenida Paulista, a partir das 10 horas do dia 31, por causa da disputa da 85ª Corrida Internacional de São Silvestre. A Paulista será interditada em ambos os sentidos neste horário entre a Teixeira da Silva e a Peixoto Gomide. Serão permitidas as transposições pela Carlos Sampaio, Brigadeiro Luís Antonio, Joaquim Eugênio de Lima, Campinas e Pamplona.
A Alameda Casa Branca estará interditada neste horário no trecho entre a Alameda Santos e a Rua São Carlos do Pinhal. A partir das 13 horas, a interdição na Paulista, em ambos os sentidos, se estende da Peixoto Gomide a Rua Augusta. Às 13h30, a Paulista será interditada até a Consolação. A entrada de veículos nos horários informados será proibida. Já a saída dos carros dos estacionamentos dos prédios será liberada até as 14 horas.
A partir das 14 horas, todas as demais ruas do percurso da prova serão fechadas para o trânsito: Av. Paulista, Rua da Consolação, Av. Ipiranga, Av. São João, R. Helvetia, Elevado Costa e Silva, Largo Padre Péricles, R. Tagipuru, Al. Olga, R. Margarida, Av. Pacaembu, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Vd. Pacaembu, Av. Marquês de São Vicente (sentido marginal), R. dos Americanos (sentido Centro), R. Norma Pieruccini Giannotti, Av. Rudge, Vd. Orlando Murgel (sentido centro), Vd. Eng. Orlando Murgel (sentido Centro), Av. Rio Branco, Largo Paissandu (sentido Centro), R. Dom José de Barros, R. Cons. Crispiniano, Pça Ramos de Azevedo, Vd. do Chá, Largo São Francisco, Av. Brigadeiro Luis Antônio e Av. Paulista.
O período de bloqueio das vias variará em torno de 6 horas. Devido a realização do "Réveillon 2010", a Av. Paulista entre a R. Haddock Lobo e a R. Teixeira da Silva permanecerá bloqueada até as 6h00 do dia 1º.
Os melhores do país

Masculino

Franck Caldeira - O mineiro Franck Caldeira é tricampeão da Volta Internacional da Pampulha, venceu a prova em 2003, 2006 e 2007. Ele também é bicampeão Meia Maratona do Rio (2006 e 2007), além de ter no currículo o ouro na maratona do Pan-Americano do Rio, a vitória na Maratona de São Paulo e na Corrida de São Silvestre. Neste ano, Franck foi terceiro na Meia Maratona de São Paulo e vice da Maratona de São Paulo e o ganhou a 43ª Prova Sargento Gonzaguinha.
Giomar Pereira da Silva - O baiano que começou a disputar maratona em 2006 garantiu o seu terceiro título do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua ao ficar em quarto lugar na Volta Internacional da Pampulha, no dia 6, em Belo Horizonte. Com isso, ele somou 298 pontos e assegurou o tri (foi campeão em 2006 e em 2008), já que não pode mais ser alcançado pelos outros concorrentes. Ele foi o quarto colocado na Maratona de São Paulo de 2009 e nono colocado na última São Silvestre.
José Teles - O atleta de 37 anos foi o único brasileiro a completar a maratona olímpica de Pequim, ficando na 38ª colocação. Piauiense, José Teles reside em São Paulo. Fez parte da equipe brasileira que ficou em sexto na Copa do Mundo de Maratona de Berlim. Em 2007, ficou em sexto na Maratona de Milão. Em 2008, venceu a 10k Brasil.
Luis Paulo da Silva Antunes - Em 2008, o paulista Luis Paulo se consagrou bicampeão da tradicional Corrida Sargento Gonzaguinha. Em 2006, ele ficou com o vice-campeonato da mesma prova. Em 2007, ficou em terceiro lugar geral e foi o primeiro brasileiro e sul-americano na Maratona de São Paulo. Além de ser bicampeão dos 18 Km de Paraty-RJ e campeão dos 10 Km de Recife-PE (2005).
João Ferreira de Lima (João da Bota) - O mineiro venceu este ano a Meia Maratona Cataratas do Iguaçu. Ficou em terceiro lugar na 10K Rio de 2008, entre seus melhores resultados está o vice da Meia Maratona do Rio (2006). Em 2007, foi o terceiro melhor brasileiro e sul-americano no Mundial de Corridas de Rua, na Itália.
Damião Ancelmo de Souza - O alagoano, conhecido por correr ao lado de seu irmão gêmeo Cosme, aos 30 anos foi campeão da Meia Maratona de São Paulo deste ano, venceu a Viva Feliz 10k Brasília, em outubro, e foi o brasileiro mais bem colocado no 10K Rio - Corrida Pan-Americana com o quarto lugar.
Raimundo Nonato Sousa Aguiar - O maranhense Raimundo Nonato Aguiar ficou em sétimo lugar na última São Silvestre, o brasileiro mais bem colocado. Quarto colocado na Volta da Pampulha de 2007 e quinto na Meia Maratona do Rio de 2008 (segundo brasileiro mais bem colocado).
Adriano Bastos - Começou a correr aos 12 anos. Praticou triathlon durante oito anos, mas em 2000 abandonou completamente a modalidade. Ele venceu seis vezes a Maratona da Disney (2003, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009). Na Maratona Internacional de São Paulo ficou em sexto em 2008, em quinto em 2007, em quarto em 2006 e em sexto em 2003. Foi o melhor brasileiro na Maratona de Paris (2000 e 2001) e na Maratona de Nova Iorque (2000). Este ano, venceu a Corrida Novo Nordisk Mudando o Diabetes e foi o segundo na Corrida Noturna CAIXA.

Feminino

Maria Zeferina Baldaia - Ex-cortadora de cana corre desde os 13 anos. A atleta entrou para a elite do atletismo ao vencer, em 2000, a Maratona de Curitiba. Representou o Brasil nos Mundiais de Atletismo de Berlim (Alemanha), em agosto, e no Mundial de Meia Maratona de Birmingham (Inglaterra). Além de ter vencido provas como a São Silvestre (2001), a Maratona de São Paulo (2002 e 2008) e a Meia Maratona do Rio (2008), Zeferina ganhou também a Meia Maratona de Stramilano, na Itália (2008).
Marily dos Santos - Estreou nos Jogos Olímpicos e terminou a maratona na 51ª colocação (2h38min10) em Pequim. Na busca pela classificação, Marily foi a única brasileira a conquistar o índice A na maratona feminina ao vencer a Maratona de Santa Catarina. Ostenta a terceira colocação na São Silvestre de 2008 e na Maratona de São Paulo de 2009. Também em 2009, venceu a etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas da Caixa, a Volta da Cajuína.
Lucélia Peres - A mineira, que iniciou no esporte aos 12 anos, é medalha de bronze nos 10 mil metros do Pan-Americano do Rio. Soma em seu currículo o tricampeonato da Volta da Pampulha e é campeã da São Silvestre de 2006.
Adriana Aparecida da Silva - A paulista foi vencedora da sexta etapa do Circuito de Corridas Caixa de 2008, em Ribeirão Preto (SP), com o tempo de 36min34s. Ganhou a 9ª Maratona de Santa Catarina com o tempo de 2h41min40s e de quebra conseguiu o índice para disputar o Mundial de Berlim (2009), na Alemanha.
Rosangela Faria - Aos 34 anos, a atleta do Pinheiros tem conseguido bons resultados em 2009. Foi, por exemplo, vice-campeã da Maratona de Santa Catarina, com o tempo de 2h43min51s e ficou em terceiro lugar na Corrida da Longevidade de Ribeirão Preto. Em 2008, venceu a corrida 10k Brasil CAIXA. Surpreendeu ao chegar em quarto lugar e ser a melhor atleta brasileira na Volta Internacional da Pampulha.
Marizete Rezende - A ex-telefonista goiana começou a correr aos 20 anos depois de assistir corridas pela televisão e ficar encantada com o desempenho da corredora Carmen de Oliveira. Suas principais conquistas são a Maratona de São Paulo de 2001, prova que foi vice em 2008, a São Silvestre de 2002 e a Meia Maratona do Rio de 2006.
Sirlene do Pinho - A baiana Sirlene do Pinho, depois de um período difícil de contusões e de uma cirurgia, está de volta às competições. Em outubro, conquistou o bi na Maratona de Buenos Aires e o título do Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado simultaneamente. No começo do mês, foi a quinta colocada na Sargento Gonzaguinha. Ganhou a medalha de bronze na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio.
Edielza Alves dos Santos - A baiana de 28 anos ficou em segundo lugar na Corrida Sargento Gonzaguinha deste ano, prova que venceu no ano passado. Em 2008, ficou com o quarto lugar na Volta da Pampulha e na São Silvestre. Na Maratona de São Paulo, de 2009, com 2h52min32s, também ficou com a quarta colocação.
Marizete Moreira dos Santos - A atleta de 34 anos é tetracampeã da Meia Maratona de Brasília. Iniciou no esporte na Bahia, quando trabalhava na roça. Aos 24 anos, foi para Brasília e lá trabalhou em lanchonete e em consultório dentário. Em 2009, foi campeã da Maratona de São Paulo. Ela é a atual do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua.
Conceição de Maria Carvalho Oliveira - A atleta é piauiense de Campo Maior, mas mora em Taboão da Serra, São Paulo, e treina no campus da USP. Nas competições de rua desde 1998, Conceição, de 34 anos, 1,56 m e 47 kg, treina há cinco anos com o técnico Luis Fernando Bernardes, da Find Yourself. Venceu a etapa de Belo Horizonte e de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa.
Cruz Nonata da Silva - A piauiense foi campeã recentemente o 10k Brasil CAIXA deste ano. Venceu os 10.000m do troféu Brasil Caixa de Atletismo 2009.

Estrangeiros - Masculino

Martin Sule - O tanzaniano Martin Sule, de 28 anos, venceu a 10K Rio-Corrida Pan-Americana, com 29min39s. Ele tem 1h00min29s na Meia Maratona de Milão. No Brasil, ele venceu no início de novembro o 10K Brasil CAIXA, disputado na região do Ibirapuera, em São Paulo, e foi o segundo na Volta Internacional da Pampulha no início do mês.
Nicholas Koech - O queniano, de 27 anos, ganhou o bicampeonato da Volta Internacional da Pampulha em 2008 e 2009. No ano passado, venceu a 10k de Bragança Paulista, a 10k Rio, e ficou em sexto da São Silvestre.
Robert Cheruiyot - Aos 31 anos, Cheruiyot já disputou a São Silvestre cinco vezes, além dos três títulos (2002, 2004 e 2007), foi vice em 2005, chegou em quarto em 2003 e terminou em 21º lugar em 2001. A melhor marca de Cheruiyot é de 2h07min14, obtida no dia 17 de abril de 2006, na vitória na Maratona de Boston. Em meia maratona, ele tem 1h00min05, tempo registrado em Lisboa, no dia 22 de março deste ano. Além das vitórias nas maratonas de Boston (2003, 2006, 2007 e 2008) e em Chicago (2006), ele venceu ainda a Maratona de Milão (2002) e a Meia de Lisboa (2006 e 2009).
Stanley Biwott - O queniano de 23 anos, já venceu algumas provas no Brasil como a Meia Maratona da Serra e a Corrida do Jockey Club Brasileiro, tem como recordes pessoais as marcas de 43min04 nos 15k e 1h01min20 na meia maratona, ambos conseguidos em Ostia (ITA), em 2007.
Marco Joseph - O tanzaniano Marco Joseph, de 20 anos, foi o quarto colocado na São Silvestre do ano passado, com o tempo de 45min37s. Ele tem as seguintes marcas na carreira: 5.000m - 13min27s74, em Merksem (BEL), em 2008; 10.000m - 27min42s75, em Utrecht (HOL), em 2009; e meia maratona - 1h02min41s, em Birmingham (ING), em 2009.
Elias Chelimo - O queniano, de 25 anos, ganhou este ano a Maratona de São Paulo e a Meia Maratona do Rio de Janeiro, onde conseguiu o seu recorde pessoal na especialidade, com 1h02min51s. Na maratona, ele tem 2h08min15, obtido em Frankfurt, também este ano.
Ibrahim Jeilan - O etíope, de apenas 20 anos, campeão mundial júnior dos 10.000 metros em Pequim (28min53s29), em 2006; e campeão mundial de cross-country juvenil, em Edimburgo (22min32s), em 2008. Os seus melhores tempos são: 3.000m - 8min04s21, em Marrakesh, em 2005; 5.000m - 13min09s38, em Huelva (ESP), em 2006; 10.000m - 27min02s81, em Bruxelas, em 2006; e os 10k - 28min02s - Cape Elizabeth (EUA), em 2009.
James Kipsang Kwambai - O queniano James Kipsang Kwambai, é o atual campeão da São Silvestre. O corredor de 26 anos é um fundista bastante consistente e este ano venceu a Meia Maratona de Roterdã, na Holanda, com o tempo de 59min09s, ficou em segundo lugar na Maratona da mesma cidade, com o espetacular tempo de 2h04min27s. Campeão das Maratonas de Brescia (Itália) e de Pequim (China), em 2006, ele tem o vice-campeonato de Boston (2007), de Berlim (2008), além de Roterdã este ano. Em Meia Maratona, venceu em 2008 a prova de Virginia Beach, nos Estados Unidos (1h02min11s), ficou em quarto lugar em 2007 na corrida de Nova York (1h04min03s) e estabeleceu este ano, no dia 13 de setembro, o recorde pessoal em Roterdã.

Estrangeiros - Feminino

Margaret Karie - Margaret Karie tem um currículo extenso de vitórias, com destaque para o bicampeonato da Maratona de São Paulo (2004 e 2006). Ficou em terceiro na Volta Internacional da Pampulha deste ano.
Margaret Okayo - Okayo, de 33 anos, tem muitas glórias no esporte. Bicampeã da Maratona de Nova York e campeã da Maratona de Boston, duas das mais tradicionais corridas do planeta, ela venceu também a São Silvestre de 2003 e é bicampeã e recordista da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Tem como melhores resultados: 5.000m - 15min30s, em Nairóbi, em 2003; 10K - 32min36s, em Nova York, em 2003; 15K - 49mn06s, em Utica (EUA), em 1999; meia maratona - 1h07min23s, em Udine, em 2003; e maratona - 2h20min43, em Boston, em 2002.
Olivera Jevtic - Aos 32 anos, a atleta sérvia Olivera Jevtic é bicampeã da São Silvestre (1998 e 2005). Com 1,74m e 52 kg, a corredora tem as seguintes marcas pessoais, por prova: 10k - 31min31s, em Budapeste (Hungria), em 2001; 15K - 49min06s, em Bristol (Inglaterra), também em 2001; meia maratona - 1min09s18, em Novi Sad (Sérvia), em 2002; e 2h25min23s, em Roterdã (Holanda), em 2003.
Pasalia Kipkoech Chepkorir - A queniana, de 26 anos, é uma jovem muito promissora. Venceu a Pampulha deste ano, com 1h00min39s, quebrando o recorde da prova que era da brasileira Lucélia Peres, desde 2005, com 1h00min57s.
Derartu Tulu - A etíope de 37 anos venceu este ano a Maratona de Nova York. Ela vai tentar o bicampeonato da São Silvestre, prova que ganhou em 1994. Consagrou-se como bicampeã olímpica dos 10.000 metros, ao vencer as provas dos Jogos de Barcelona, em 1992, e de Sydney, em 2000. As melhores marcas da corredora são: 5.000m - 14min44s22, em Bruxelas, em 2003; 10.000m - 30min17s49, em Sydney, em 2000; 15k - 49min50s, em Helsinque, em 2005; maratona - 2h23min30s, em Helsinque, também em 2005.

PERCURSO

A 85ª São Silvestre mantém o percurso dos últimos anos, com 15 quilômetros de extensão. A largada da elite feminina será dada às 16h30, em frente ao MASP, na avenida Paulista. Já as categorias masculina e geral largam às 16h47, no mesmo local. Após a saída, os participantes seguem em direção à rua da Consolação. Descendo para o centro, passam pela Praça Roosevelt, avenida Ipiranga, avenida São João, elevado Costa e Silva, rua Marta, alameda Olga, rua Margarida, avenida Pacaembu, rua Luzitânia, avenida Rudge, avenida Rio Branco, largo do Paissandu, rua Conselheiro Crispiniano, viaduto do Chá, largo São Francisco, avenida Brigadeiro Luiz Antônio e avenida Paulista. A chegada das provas será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, à avenida Paulista, 900.

ESTRUTURA DA PROVA

Organização - 4.500 pessoas
Polícia Militar/Guarda Civil Metropolitana/CET e SP Trans - 3.000
Profissionais de saúde - 250
Ambulâncias/UTI Móvel - 15
Copos de água - 450 mil
Gelo - 50 mil quilos
Grades - 2.500
Banheiros químicos - 250
Banheiros adaptados para cadeirantes - 10
Cones - 500
Cavaletes - 2.000
Fita - 10 mil metros
Faixas de trânsito - 150
Guarda-volume - 10 mil m2 de área
Isotônico - 21 mil garrafas
Barras de cereal- 21 mil
Lanches - 21 mil
Medalhas - 21 mil
Sacolas - 21 mil
Camisetas - 21 mil
Manual do atleta - 21 mil
Números de peito - 21 mil
Chip - 21 mil

OS DEZ PRIMEIROS NO ANO PASSADO

Masculino

1- James Kipsang (QUE) - Nike - 44min42s
2- Evans Cheruyot (QUE) - Nike - 45min16s
3- Kiprono Mutai (QUE) - Athletic Sports - 45min28s
4- Marco Joseph (TAN) - 45min37s
5- William de Jesus (COL) - Porvenir - 45min47s
6- Nicholas Koech (QUE) - 45min52s
7- Raimundo Nonato Sousa Aguiar (BRA) - Pé de Vento - 46min05s
8- Eduardo Antonio da Silva (BRA) - Conforlimpa- 46min17s
9- Giomar Pereira da Silva (BRA) - Cultura Inglesa - 46min35s
10- Helder Ornelas (POR) - Conforlimpa/Nike - 46min39s

Feminino

1- Yimer Wude Ayalew (ETI) - Nike - 51min37s
2- Fabiana Cristine da Silva (BRA) - Pão de Açúcar/BM&FBOVESPA - 52min28s
3- Marily dos Santos (BRA) - Mizuno/Caixa - 52min48s
4- Edielza Alves dos Santos (BRA) - Unidf/Cruzeiro - 53min02s
5- Luzia de Souza Pinto (BRA) - Caixa/Fecan/Unicsul - 53min52s
6- Cruz Nonata da Silva (BRA) - 53min57s
7- Priscah Jeptoo (QUE) - 53min58s
8- Diana Judith Landi Andrade (Adidas/Gatorade) - (EQU) - 54min07s
9- Rosa Alva Cracha (EQU) - 54min41s
10- Sueli Pereira da Silva (BRA) - Unidf - 54min46s

Recordes da prova: Os recordes da São Silvestre pertencem aos quenianos Paul Tergat (43min12s), desde 1995, e Hellen Kimayo (50min26s), desde 1993.

RANKING DA SÃO SILVESTRE (15KM)

Campeões no masculino

1- 43min12s - Paul Tergat (QUE) - 1995
2- 43min20s - Simon Chemwoyo (QUE) - 1993
3- 43min49s - Marilson Gomes (BRA) - 2003
4- 43min50s - Paul Tergat (QUE) - 1996
5- 43min57s - Paul Tergat (QUE) - 2000
6- 44min04s - Arturo Barrios (MEX) - 1991
7- 44min07s - Franck Caldeira (BRA) - 2006
8- 44min08s - Simon Chemwoyo (QUE) - 1992
9- 44min11s - Ronaldo da Costa (BRA) - 1994
10- 44min15s - Tesfaye Jifar (ETI) - 2001
11- 44min21s - Marilson Gomes (BRA) - 2005
12- 44min35s - Paul Tergat (QUE) - 1999
13- 44min40s - Emerson Izer Bem (BRA) - 1997
14- 44min42s - James Kipsang (QUE) - 2008
15- 44min43s - Robert Cheruyiot (QUE) - 2004
16- 44min47s - Paul Tergat (QUE) - 1998
17- 44min59s - Robert Cheruyiot (QUE) - 2002
18- 45min54s - Robert Cheruyiot ((QUE) - 2007

Campeãs no feminino

1- 50min26s - Hellen Kimayo (QUE) - 1993
2- 50min33s - Lydia Cheromei (QUE) - 2000
3- 50min53s - Carmem de Oliveira (BRA) - 1995
4- 51min17s - Derartu Tulu (ETI) - 1994
5- 51min24s - Lucélia Peres (BRA) - 2006
5- 51min24s - Margareth Okayo (QUE) - 2003
7- 51min29s - Lydia Cheromei (QUE) - 1999
8- 51min35s - Olivera Jevtic (IUG) - 1998
9- 51min37s - Yimer Ayalew (ETI) - 2008
10- 51min38s - Olivera Jevtic (IUG) - 2005
11- 52min03s - Martha Tenório (EQU) - 1997
12- 52min12s - Maria Zeferina Baldaia (BRA) - 2001
13- 52min32s - Roseli Machado (BRA) - 1996
14- 53min01s - Lydia Cheromei (QUE) - 2004
15- 53min07s - Alice Timbilili (QUE) - 2007
16- 54min00s - Maria del Carmen Dias (MEX) - 1992
17- 54min02s - Maria Luisa Servin (MEX) - 1991
18- 54min02s - Marizete Rezende (BRA) - 2002

POSTOS DE APOIO - Km
0 - Largada - A - WC - AM
2 - Rua da Consolação, após Cemitério da Consolação - AM
3 - Av. Ipiranga - próximo a Praça da República - AM
4 - Av. São João - próximo ao Largo do Arouche - A - WC - AM
5 - Elevado Costa e Silva (Minhocão) - WC - AM
6 - Final do Elevado Costa e Silva (Minhocão) - AM
7 - Memorial da América Latina - A - WC
8 - Av. Norma Pirruccini Gianotti - AM
9 - Av. Rudge - WC
10 - Av. Rio Branco - A - WC - AM
11 - Largo do Paissandu - AM
12 - Viaduto do Chá (Anhangabaú) - A - WC - AM
13,5 - Início da subida da Av. Brigadeiro Luiz Antonio - WC - AM
14 - Final da subida da Av. Brigadeiro Luiz Antonio - WC - AM
15 - Chegada - A - WC - AM
A - água WC - banheiro AM - posto médico

HISTÓRIA DA SÃO SILVESTRE

Nem mesmo Cásper Líbero - idealizador, organizador e promotor da São Silvestre - poderia supor que aquela competição que reuniu, em 1925, apenas 48 atletas iria transformar-se em uma das mais importantes provas de pedestrianismo do mundo, disputada em cada uma de suas edições por atletas de todo os estados do país e de vários países. Mais do que isso, fazer parte do calendário mundial de provas de rua da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
A idéia da realização da São Silvestre nasceu quando em viagem a Paris Cásper Líbero assistiu a uma prova noturna em que os competidores carregavam tochas de fogo. Idealista e empreendedor, o jovem jornalista que havia assumido a direção do jornal A Gazeta Esportiva em 1918, já se caracterizava pela criatividade e como vitorioso em seus projetos e idéias. A própria Gazeta era um concreto exemplo de sua capacidade, guindado à posição de um dos mais respeitados veículos de comunicação do país.
Acostumado a superar obstáculos, o "pai" da São Silvestre fez com que ela fosse realizada mesmo diante das maiores dificuldades. Exemplo desta determinação foram as edições de 1932, durante a Revolução Constitucionalista em que São Paulo lutava contra outros estados brasileiros, e as de 1939 até 1945, durante a II Guerra Mundial, todas realizadas com o mesmo brilho das demais.
Até a sua 20ª edição, a São Silvestre era disputada apenas por brasileiros. A partir de 1945, assumiu caráter internacional com a participação de atletas de diversos países. Pelas ruas de São Paulo já correram atletas americanos, europeus, africanos e asiáticos. Em 1975, ano em que a ONU homenageou as mulheres com o Ano Internacional da Mulher, a organização da São Silvestre, sensível aos acontecimentos mundiais, instituiu a primeira prova feminina, desenvolvida em conjunto com a masculina, mas com classificação em separado.
Diversas alterações foram promovidas na estrutura da São Silvestre a partir de 1989, sempre com o objetivo de aprimorar o nível técnico da competição. Inverteu-se o sentido do percurso, separou-se a competição feminina da masculina dando maior destaque a ambas, alterou-se o horário da prova - agora disputada na tarde do último dia do ano - a ampliou-se o percurso para exatos 15 mil metros (em 1991), atendendo às especificações da IAAF para poder integrar seu calendário.
Em 1995, foi a vez do atletismo feminino brasileiro brilhar na prova. A brasiliense Carmem de Oliveira, depois de perseguir o primeiro lugar por vários anos, foi a melhor entre as mulheres. Além de superar estrelas internacionais, Carmem entrou para a história da disputa ao se tornar a primeira brasileira a vencer a São Silvestre desde a criação da prova feminina, em 1975.
Na edição de 98, duas novidades foram incluídas na prova: chip para os corredores da elite e abertura das duas pistas da Paulista para a chegada. As mudanças visaram preparar a prova para os anos seguintes, bem como possibilitar o aumento do número de participantes. Em 2008, o número recorde de 20 mil inscritos foi mantido.
Os maiores campeões da corrida são o queniano Paul Tergat, com cinco títulos (1995/1996/1998/1999/2000), e a portuguesa Rosa Mota, vencedora de seis edições (de 1981 a 1986). Entre os brasileiros, José João da Silva (1980/1985) e Marilson Gomes dos Santos (2003/2005) são destaques da história com dois títulos cada um. Entre as mulheres, apenas cinco vitórias em 32 anos de história: Carmem de Oliveira (1995), Roseli Machado (1996), Maria Zeferina Baldaia (2001), Marizete Rezende (2002) e Lucélia Peres (2006).

NÚMERO DE PARTICIPANTES

A evolução do total de inscritos

1930 - 890
1935 - 3.232
1940 - 1.520
1945 - 1.202
1950 - 2.046
1955 - 3.260
1965 - 6.400
1970 - 7.400
1980 - 4.300
1984 - 8.000
1989 - 9.100
1990 - 11.000
1996 - 11.500
1997 - 12.000
1998 - 12.300
1999 - 12.820
2000 - 14.000
2001 - 17.000
2003 - 15.000
2004 - 15.000
2005 - 15.000
2006 - 15.000
2007 - 20.000
2008 - 20.000
2009 - 21.000

Nenhum comentário: