quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Poker/Pec começa a buscar vaga na final na sexta

A Federação de Futsal do Rio de Janeiro anunciou a data das semifinais do Campeonato Estadual de futsal (categoria de adultos) desta temporada. E a emoção começa a partir de sexta-feira com a rodada dupla no ginásio do América, no tradicional bairro da Tijuca com os confrontos que envolvem as quatro principais forças deste esporte, com destaque para o Poker/Pec, que realizou a melhor campanha em toda a primeira fase da competição.
A polêmica entrou na quadra antes das partidas. A diretoria do America lutou por aquilo que considera seus direitos e a equipe adulta de futsal se classificou para a próxima fase do Campeonato Estadual.
O recurso do America no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) teve sucesso. O placar no tribunal foi de 7 a 0 para o clube rubro e, com isso, o America ficou no terceiro lugar da fase classificatória do futsal adulto. O America alegou que Flamengo e Vassouras, seguindo as regras oficiais, deveriam perder seis pontos pela utilização de jogadores irregulares, o que havia sido ignorado pela federação, que retirou somente 1 ponto de cada clube.
O Poker/Pec, atual campeão carioca e favorito ao título estadual, vai enfrentar o Flamengo nesta sexta-feira, às 19h30 na esperança de conseguir uma vantagem diante do rubronegro carioca. O otimismo é grande do lado petropolitano, que conta com o retorno de jogadores importantes como Vinícius e Mancha, que estavam em tratamento. Além disso, como se trata de uma despedida - deixará o cargo de técnico no final do campeonato - , Fernando Malafaya quer encerrar seu ciclo com o segundo título nesta temporada. Ontem, ele comandoum um treino no ginásio da UCP. De acordo com a Federação, o segundo jogo envolovendo petropolitanos e cariocas está marcado para o dia 9, às 19h30 na UCP.
Já o Flamengo, que esbarrou com o Poker/Pec em alguns jogos na primeira fase do Estadual, confia na tradição e na força do clube para chegar ao título. Considerado um esporte tipicamente brasileiro, o futsal, que já se chamou futebol society e futebol de salão, nasceu em meados da década de 40, mas só estipulou seus primeiros regulamentos em 1952. Vale ressaltar que, com o lema "Craque, no Flamengo começa no Futsal", o departamento de futsal do Clube de Regatas do Flamengo encaminha, anualmente, cerca de 40 atletas, entre 10 e 14 anos, oriundos das categorias pré-mirim, mirim e infantil para um período de avaliações no departamento de futebol de campo. Grandes ídolos da nossa história, como Adílio e Uri Geller ensaiaram os seus primeiros dribles nas quadras de futebol de salão do Clube. Mais recentemente, o departamento de futsal também revelou os nomes de Athirson e Adriano, sendo este destaque principal do "Brasileirão".
Na outra semifinal, Cabo Frio é favorito para chegar à final - Na outra semifinal, América e Cabo Frio se enfrentam às 21 horas, no ginásio do clube carioca e é outra promessa de um jogão de futsal pela semifinal do Campeonato Estadual. Os americanos, que conquistaram a vaga no tapetão, vão encarar o adversário que terminou a fase inicial da competição com dois pontos atrás em relação ao Poker/Pec. Recentemente, Cao Frio vem acumulando outros bons resultados. Cabo Frio conquistou no domingo passado, em casa, o sétimo campeonato do JAI`s no Futsal e estará na próxima edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB’s).

Nenhum comentário: