terça-feira, 31 de março de 2009

Liga Nacional: estreia agita jogadores do Pec

O Poker/Petrópolis/Ikinha fez ontem(hoje, terça-feira) à noite seu último jogo pelo Campeonato Carioca, no Rio de Janeiro, e agora só pensa no seu maior objetivo em 2009: a Liga Nacional de futsal. Neste sábado, a equipe do técnico Fernando Malafaya, o "Mala", vai enfrentar o Carlos Barbosa em jogo marcado no sul do país e sonha com uma vitória logo na estreia da competição do gênero mais importante do mundo. Hoje (quarta-feira), o elenco retoma os treinamentos no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis, no bairro Bingen e só deve viajar na próxima sexta-feira para o Rio Grande do Sul.
Sem problemas de ordem médica no plantel, a expectativa é com relação ao pivô Juninho, que depois de se recuperar de uma cirurgia realizada no final do ano passado no tornozelo, pode ficar no banco nos jogos da Liga Nacional. Tido como um dos maiores experientes, Juninho é só otimismo e quer ajudar o Poker/Petrópolis/Ikinha a atingir seu objetivo nesta primeira fase da competição: terminar entre os 10 primeiros colocados. Sua escalação contra o Carlos Barbosa não foi definida ainda por "Mala", embora saiba que o seu pivô conhece muito bem o rival de sábado, afinal de contas, jogou e ganhou títulos por lá em sua passagem pela ACBF.
Por outro lado, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) jogou recentemente contra a equipe do CER Atlântico, no Ginásio Poliesportivo de Erechim - RS. O equilíbrio entre os atuais campeão e vice do Campeonato Gaúcho Série Ouro foi mantido, com dois grandes jogos. Nesta partida de volta, apesar da grande apresentação do time laranja, a equipe de Erechim venceu pelo placar de 3 a 2. O ACBF é um clube brasileiro de Futebol de Salão da cidade de Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul), fundado em 1976.
É um dos clubes mais bem-sucedidos dos últimos anos no futsal do país. Seu maior rival local é a Associação Farroupilhense de Futsal, do município vizinho Farroupilha, e nacional o Malwee/Jaraguá, de Jaraguá do Sul (Santa Catarina). Do esporte popular na cidade de Carlos Barbosa, no final dos anos sessenta e início dos setenta, em 1976 surgiria da fusão dos clubes Real e River o A Carlos Barbosa F. Escolheram o laranja como a cor do novo clube, em homenagem à Seleção da Holanda da Copa do Mundo de Futebol de 1974.
Em 1996, sagrou-se campeão gaúcho. Cinco anos depois, faturaram pela primeira vez a Taça Brasil de Futsal e a Liga Futsal. Ainda em 2001, venceram pela primeira vez o Mundial Interclubes, disputado na Rússia. Um ano antes, em 17 de dezembro de 2000, foi inaugurado o novo ginásio do clube, o Centro Municipal de Eventos com capacidade para 6.500 pessoas. Antes, a equipe mandava seus jogos para o Ginásio da Tramontina (capacidade para 3.000 espectadores). Em 2002, foi campeão do Campeonato Sul-Americano de Futebol de Salão e também faturaram sua primeira Recopa da América. No ano seguinte, o Carlos Barbosa repetiu o feito.
Em 2004 o clube gaúcho venceu pela segunda vez o Mundial Interclubes de Barcelona (Espanha), que foi pela primeira vez oficializado pela Fifa.
O regulamento da Liga Nacional - Confira o regulamento da Liga Nacional de futsal para este ano: 1ª Fase - As 19 equipes jogam entre si em um turno. As 12 mais bem colocadas, por pontos, estarão classificadas para a segunda fase. 2ª Fase - As 12 equipes serão divididas em dois grupos: Chave A: 1º,4º,6º,8º,10º,12º e Chave B: 2º, 3º, 5º, 7º, 9 º e 11º. As equipes jogam entre si em turno e returno dentro da chave. As quatro melhores de cada grupo passam à 3ª fase.
3ª Fase - Quartas-de-final: As oito equipes serão divididas em quatro grupos. Num sistema eliminatório (mata-mata), fazem a melhor-de-duas partidas. Quem somar a maior pontuação estará classificada à semifinal. Em caso de empate no número de pontos nos dois primeiros confrontos será disputado um período suplementar de 10 (dez) minutos com dois tempo de 5 mim (cinco), persistindo o empate, a partida será decidida em pênaltis.

4ª Fase - Semifinal: As quatro equipes serão divididas em dois grupos. Assim como nas quartas-de-final, será aplicado o sistema eliminatório (mata-mata), em que fazem a melhor-de-duas partidas. Quem somar a maior pontuação estará classificado à final.
Em caso de empate no número de pontos nos dois primeiros confrontos será disputado um período suplementar de 10 (dez) minutos com dois tempos de 5 mim (cinco), persistindo o empate, a partida será decidida em pênaltis. Final - Será disputada na melhor-de-duas partidas. Em caso de empate no número de pontos nos confrontos será disputado um período suplementar de 10 (dez) minutos com dois tempos de 5 mim (cinco), persistindo o empate, a partida será decidida em pênaltis.

Nenhum comentário: