quinta-feira, 9 de abril de 2009

Terra Rica recebe paranaense de Voo Livre


Cerca de 50 atletas são esperados pela Federação Paranaense de Voo Livre para a etapa do paranaense de parapente em Terra Rica, de 10 a 12 de abril. O município é considerado o melhor lugar do Estado para se voar, por ser um local muito seguro, de relevo plano e livre de obstáculos. Trata-se de uma etapa importante para o campeonato, que poderá definir o campeão paranaense 2009. Assim como outras etapas, essa contará com duas provas, sendo que cada uma vale 1000 pontos. “A prova só é valida se atingir um nível técnico mínimo”, explica Fernando Henares, presidente da Federação. “Esperamos uma prova onde o maior número de pilotos complete o percurso”.

O atleta Ronnie Koerich, 3º colocado na última etapa, tem como estratégia manter a regularidade e ir bem nas provas. “Mas o fato é que eu sou um dos organizadores, daí fica difícil dividir a atenção entre organizar a parte técnica e competir.” Sobre o fato de um catarinense, o Edson dos Santos, ter sido o vencedor, ele acha excelente, pois é um ótimo piloto, e isso só eleva o nível técnico do campeonato.

Já o piloto Deonir Spancerski, de Foz do Iguaçu, que pratica o voo livre há seis anos, diz que as previsões de voo para os três dias são muito boas. “Não tenho nenhuma estratégia definida, vai depender muito do momento. Um bom voo é sempre uma surpresa, pois depende de muitos fatores como o momento da decolagem, a tomada de decisões e a sorte”, diz ele. A última etapa foi realizada de 28 e 29 de março, sobre a cidade de Cândido de Abreu, interior do Estado.

Para essa etapa, que contará com patrocínio e apoio da Prefeitura de Terra Rica, o site www.guidevoo.com, a Sol Paragliders e a escola de voo livre Vento Norte, está programado um minuto de silêncio em homenagem ao falecido Rubens Kubota, que morreu no município em um acidente com asa delta no início da tarde de sábado, dia 4. Os atletas também deverão amarrar uma fita preta ao equipamento. Os resultados da etapa e o ranking parcial do paranaense 2009 estão disponíveis no site da FVLP - www.fvlp.esp.br.

Nenhum comentário: