segunda-feira, 26 de abril de 2010

Morre Marco Tenente, técnico e batalhador do esporte



O técnico de handebol, Marco Tenente, faleceu na madrugada deste domingo vítima de um infarto fulminante. Aos 42 anos, um dos mais renomados desportistas da cidade deixa um filho e toda uma geração da modalidade esportiva que aprendeu com ele que, antes de tudo, é preciso ter garra e determinação para superar as adversidades da vida. O Magnólia, clube que trabalhava, decretou luto oficial por três dias.
Marco Tenente passou mal na noite de ontem, em casa. Dias atrás, reclamou de dores nas costas e se suspeitou que era uma pneumonia, problema que logo depois foi descartado por médicos. Na realidade, já sofria com pressão alta também por conta de uma obesidade mórdida. Durante a noite de domingo, passou mal algumas vezes e seu filho, Pedro Tenente, chegou a ligar para o hospital a fim de socorrê-lo, mas foi tarde. Um infarto fulminante abreviou a vida de um dos maiores nomes do handebol de Petrópolis.
O dia de ontem foi marcado por consternação. Jogadores, amigos e esportistas foram dar o último adeus ao ex-jogador e atualmente técnico de handebol, e o clima era de muita tristeza entre todos, já que viam em Marco Tenente a imagem de uma modalidade que, durante a década de 80, revelou inúmeros talentos para grandes clubes brasileiros e até no exterior. Porém, ninguém sabe como será o handebol após a morte do treinador.
Um de seus principais atletas, Renan, era um dos mais tristes com o falecimento de seu treinador. Falando em nome do grupo juvenil, o jogador destacou a perseverância do treinador, que além de comandar os jogadores de dentro da quadra lutava para conseguir a manutenção do trabalho. " Era um técnico, um amigo de todos e alguém muito querido. É uma perda irreparável para todos nós", desabafou Renan.
Isso, inclusive, foi comentado durante o velório do ex-técnico de handebol. Segundo o presidente do Magnólia, Flávio Fiúza, o futuro da modalidade estará nas mãos dos atletas, pois na sua opinião serão eles quem escolherão o nome do novo treinador. " O Tenente era um batalhador do esporte. Nâo tenho muito o que falar. Só sei que fará muita falta aí com a gente. Pretendemos manter o trabalho de handebol, mas os jogadores vaõ decidir isso", disse consternado o dirigente.
Marco Tenente começou sua carreira no esporte como jogador do Radar, um antigo time de handebol masculino que fez um grande sucesso na década de 80. Ele atuava como goleiro, e jogava também com os petropolitanos Ronaldo Tosta, o Café e Hélio André, ambos também treinadores de handebol. Ele chegou a organizar eventos esportivos, mas sua praia era mesmo o handebol, modalidade que se dedicou muito nos últimos 15 anos.
O resgate do handebol, um de seus maiores sonhos, começou em 2003 quando deu o pontapé inicial no Petropolitano. Lá ficou até 2007, quando aceitou a proposta de levar seus jogadores para o Magnólia. Neste ano, a primeira "vitória" depois de tantos anos de esforço para reerguer o handebol fechou, por intermédio do Instituto Fran uma parceria inédita com a Federação de Handebol do Rio de Janeiro na elaboração de projetos.
Todavia, o excesso de trabalho somado aos problemas cardíacos tornaram-se os maiores adversários de Marco Tenente em sua luta pela consolidação de seu projeto de vida. Contribuiu para o infarto fulminante que o vitimou sua tristeza por não ter conseguido um apoio oficial para a concretização de seu sonho em recolocar Petrópolis no cenário nacional do handebol, apesar de ter levado o time no mês ´passado à conquista do Sâo Caetano Handball Cup, em Sâo Paulo.
Entre os jogadores, mesmo com o clima de tristeza no adeus acontecido ontem à tarde, durante o sepultamento, era unânime de que o trabalho deve continuar, mesmo sabendo que vai ser praticamente impossível que se tenha um lutador, como Marco Tenente foi em sua vida esportiva, capaz de tornar realidade o sonho do ex-técnico. De qualquer maneira, seu legado não será em vão, pelo menos para aqueles que ainda acreditam num esporte de Petrópolis mais competente, transparente, organizado e vencedor.

Nenhum comentário: