terça-feira, 25 de maio de 2010

Dia 26 de maio - Dia do Desafio 2010


Atividades esportivas gratuitas nas unidades do Sesc Rio, como em Teresópolis, Nogueira e Nova Friburgo, para promover a saúde e combater o sedentarismo

O sedentarismo, mal que atinge cerca de metade da população dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, é um grave fator de risco para a incidência de doenças cardiovasculares – principal causa de mortes no mundo

Com a participação de 3.397 cidades de 20 países, como México, Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Chile, Venezuela, Estados Unidos, entre outros, o Dia do Desafio 2010 acontece no próximo dia 26 de maio. No Estado do Rio de Janeiro, o evento envolve 89 municípios, com coordenação do Sesc Rio, que terá 16 de suas unidades oferecendo atividades esportivas gratuitas para o público. O Dia do Desafio é uma ‘competição’ entre cidades de várias partes do mundo para promover a saúde e bem estar. Vence o ‘desafio’ aquela que consegue mobilizar a maior quantidade de pessoas a praticar pelo menos 15 minutos de uma atividade física. Neste ano, a capital carioca vai enfrentar Fortaleza (CE). Nas unidades do Sesc Rio na Região Serrana, as pessoas poderão fazer hidroginástica, aulão de alongamento, futsal, caratê, capoeira, participar de oficinas e torneios, brincar na cama elástica e em brinquedos infláveis, de peteca, pingue-pongue, queimada e muito mais. Tudo de graça. Basta chegar e participar. O evento começa às 7h e vai até 20h (abaixo segue a programação nas unidades e em outras localidades).

O slogan do Dia do Desafio 2010 é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. A última edição deste evento esportivo reuniu 23 países e 58 milhões de participantes – um resultado de grande impacto considerando que o evento ajuda a combater o sedentarismo, mal que atinge cerca de metade da população dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento e é um grave fator de risco para a incidência de doenças cardiovasculares, principal causa de mortes no mundo. O importante é as pessoas incorporarem o hábito ao seu dia a dia. A ‘competição’ entre cidades de qualquer parte do mundo é definida através de sorteio. Ser mais populosa não significa vantagem porque a classificação da cidade é estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes.

Neste 26 de maio de 2010, o Rio de Janeiro vai ‘enfrentar’ a cidade de Fortaleza (CE). No ano passado, nosso ‘adversário’ foi Arequipa (Peru). E em 2008, os fluminenses disputaram com os americanos de Houston. Em ambos os casos, o Rio de Janeiro venceu o desafio, mobilizando cerca de 10% de toda a população. Os 20 países que já confirmaram presença este ano são Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A proposta é incentivar comunidades, de diferentes portes e culturas, a praticar pelo menos 15 minutos de qualquer exercício físico. No Brasil, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc. Na verdade, neste evento não existe apenas um vencedor. O importante é competir e motivar todos a adquirirem um estilo de vida mais saudável. O registro da participação é feito através do telefone 0800-282-1946 ou em qualquer uma das unidades do Sesc Rio, através de coordenadores. O resultado oficial é divulgado depois de encerrado o recebimento das informações de todas as cidades participantes, considerando os limites impostos pelos fusos horários.

Origem

O Dia do Desafio começou em 1983 no Canadá, numa pequena cidade, em época de frio intenso e fortes nevascas. Devido às condições climáticas e ao sedentarismo da população, eram registrados muitos casos de doenças. Então o governo resolveu criar o evento. O objetivo era despertar nas pessoas o interesse pela prática de esporte e melhorar a qualidade de vida. Em seguida, cidades vizinhas entraram no circuito. Em pouco tempo o movimento ganhava o mundo. E a data original do evento canadense se fixou - o Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.

As cidades participantes estão divididas em sete categorias: até 9.999 habitantes; de 10.000 a 19.999 habitantes; de 20.000 a 49.999 habitantes; de 50.000 a 99.999 habitantes; de 100.000 a 249.999 habitantes; de 250.000 habitantes a 999.999 habitantes e acima de 1 milhão de habitantes.

Em 1995, o evento chegou ao Brasil, já sob a coordenação do Sesc. No Rio de Janeiro, o Sesc Rio coordena o projeto em parceria com as prefeituras municipais. No ano da estreia brasileira, apenas 35 cidades e cerca de 2 milhões de pessoas participaram. Agora, o Brasil é um dos 20 países inscritos, com 1.751 cidades participantes. No ano passado, participaram mais de 3 milhões de pessoas no Rio de Janeiro. No próximo dia 26/5, compareça a uma unidade do Sesc Rio, movimente-se e entre no desafio de viver com mais qualidade e saúde. Mais informações no site www.sescrio.org.br.

Nenhum comentário: