sexta-feira, 19 de março de 2010

EX-JOGADOR PEDRINHO PRESTIGIARÁ O TORNEIO INÍCIO DA SUPER LIGA FUTSAL RIO


Uma das maiores tradições do futsal está de volta. Neste fim de semana, no Ginásio Álvaro da Costa Melo, no Olaria A.C., acontece o Torneio Início da Super Liga Futsal Rio. Dez equipes brigarão pelo título nas categorias sub-20 e adulto. E o evento contará com uma presença ilustre: o ex-jogador Pedrinho, jogador que começou no futsal do Vasco e que atuou no campo pelo próprio time de São Januário, além de clubes como Fluminense, Palmeiras e Santos, dará o pontapé inicial da decisão deste sábado (20), na categoria sub-20.

Será o grande ensaio para a competição, que começa verdadeiramente no dia 8 de abril, trazendo uma mudança de conceitos, com os clubes tendo todo o apoio, incluindo a isenção de custos da competição, como arbitragem e inscrições. A Super Liga Futsal Rio tem o apoio dos Supermercados Guanabara e do I9 Hidrotônico.

Pedrinho fez questão de participar da festa, pois considera que a Super Liga será um passo importante para o futsal fluminense.

É fundamental este tipo de movimento para fazer o futsal crescer e andar com as próprias pernas. Muita gente não vê, mas é uma modalidade importantíssima. Basta ver a quantidade de jogadores do campo que vieram do futsal. Os recursos técnicos usados por estes atletas são naturais e eles sempre sobressaem lembra, citando jogadores como Robinho, Neymar e Philippe Coutinho.

O Torneio Início sub-20 terá a participação de Vasco, Botafogo/Casa de España, América, São Cristóvão, Vila Isabel, Piedade, USS/Vassouras, Ifran/Magnólia, Canto do Rio e Grajaú Country. No adulto, as equipes são praticamente as mesmas, exceto as duas últimas, que saem para as entradas de Fonseca e Qualimax/São José do Vale do Rio Preto.

O regulamento privilegia o futebol ofensivo. Dos cinco confrontos, apenas os quatro melhores vencedores seguem para a semifinal. Portanto, não basta ter vantagem no placar. É preciso buscar mais e mais gols.

As partidas terão duração de 20 minutos cronometrados, divididos em dois tempos de dez minutos. Em caso de empate, as equipes decidirão o vencedor em cobranças de tiros de dez metros, em cobranças alternadas. Se uma equipe errar o tiro e a outra acertar, esta será vencedora. Se após três séries persistir o empate, a decisão será por sorteio. Na final, a duração do tempo de jogo será de quinze minutos cada tempo e não haverá limite de cobranças de tiros de dez metros para desempatar o confronto.

Confira as tabelas do Torneio Início:

Sub-20 – Sábado

9h – Vila Isabel x São Cristóvão

9h50 – USS/Vassouras x Botafogo/Casa de España

10h40 – América x Piedade

11h30 – Vasco x Canto do Rio

12h20 – Grajaú Country x Ifran/Magnólia

13h10 – Semifinal

14h – Semifinal

14h50 – Final

Adulto - Domingo

9h - Botafogo/Casa de España x São Cristóvão

9h50 – Fonseca x Qualimax/São José do Vale do Rio Preto

10h40 – USS/Vassouras x Piedade

11h30 – Ifran/Magnólia x Vila Isabel

12h20 – Vasco x América

13h10 – Semifinal

14h – Semifinal

14h50 - Final

EQUILÍBRIO NA COMPETIÇÃO DA CATEGORIA ADULTO

A competição da categoria adulto tem previsão de grande equilíbrio. No Rio, os botafoguenses são apontados como favoritos, pelo investimento que fizeram, contratando boa parte dos jogadores do Flamengo, que desfez o time para esta temporada.

O técnico Mauricinho sabe da responsabilidade que os alvinegros carregam neste primeiro momento.

O Botafogo é uma das equipes que vem brigar pelo título. A parceria com a Casa de España foi providencial e eu espero que tudo dê certo dentro de quadra. A motivação do elenco é muito grande, com jogadores bem experientes, apesar de muito jovens explica.

Mas no interior, muita gente promete dar trabalho e brigar pelo título.

Nosso objetivo é ganhar, sempre. Se conseguirmos, é o fruto de um trabalho bem executado. O time está focado para a competição e será um bom teste para sabermos onde poderemos chegar na Super Liga analisa Neto Colucci, técnico da USS/Vassouras.

É um bom time, com 100% de jogadores de Petrópolis, muito jovens e de talento. Estamos muito motivados para a competição. É uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo feito aqui explica o goleiro Douglas, do Ifran/Magnólia.

GAROTADA DO SUB-20 ABRE A DISPUTA NESTE SÁBADO E VASCO DESPONTA COMO GRANDE FAVORITO

Se há equilíbrio na categoria adulto, no sub-20 existe um favorito. Afinal, não há como não considerar assim uma equipe que tem 11 dos 12 jogadores da seleção carioca da categoria. Este é o Vasco, apontado por todos os adversários como o time a ser batido na Super Liga.

Mas o Vasco também tem seus problemas. Em razão de ter tantos craques, o time tem de dividir espaço com os treinos da seleção carioca. Além disso, Cauê, contundido, e Valdir, Renan e Renato, que foram cedidos ao futebol de campo neste fim de semana, não participarão da disputa. Esperança para o Canto do Rio e os demais?

Tenho um ótimo elenco nas mãos. Mas existem adversários de qualidade, como o Botafogo/Casa de España e o próprio Canto do Rio, que tem um time muito bom, com ótimo trabalho de base destaca o técnico José Carlos Farias.

Porém, o técnico não desconhece o favoritismo para a Super Liga. Ele faz questão de ressaltar também a importância da diretoria e da integração com o futebol de campo.

Esta base já vem jogando junta há muitos anos. Ao longo do campeonato, não tendo problemas de contusão, o time é favorito sim. É temos um excelente canal entre o futsal e o futebol de campo. A diretoria está muito presente, com a presença do gerente de futebol Rodrigo Caetano, que acompanha sempre os nossos treinos explica.

OLARIA, UMA CASA COM A CARA DO FUTSAL DO RIO

Algumas das principais decisões do futsal carioca nos últimos 20 anos aconteceram no ginásio do Olaria. Nada mais justo que este palco fosse o escolhido para o pontapé inicial da Super Liga Futsal Rio, com o Torneio Início. Mas por que o tradicional time do subúrbio carioca não participará? Com a palavra, Carlos Eduardo dos Santos, gerente de futsal do Olaria:

Estamos reestruturando o nosso departamento de futsal para virmos fortes no segundo semestre. O Olaria sempre teve a tradição neste esporte e o seu ginásio é um orgulho para todos nós, já que foi palco de grandes jogos e grandes eventos.

Por sinal, a peneira para a garotada das categorias sub-09, sub-11 e sub-13 já começou e as inscrições vão até a próxima segunda-feira (22), de 15h às 19h, na sede do clube.

A festa do Torneio Início está sendo aguardada com expectativa pela direção do Olaria.

É uma grande honra, já que é num fim de semana, quando o clube geralmente está cheio e o associado terá a chance de ver bons jogos e também prestigiar este novo campeonato diz Carlos Eduardo.

Nenhum comentário: