sábado, 27 de março de 2010

Pé de Vento no Mundial de cross country

Com nomes importantes do atletismo internacional, será disputado neste domingo (28) o Campeonato Mundial de Cross Country-2010, em Bydgoszcz, cidade de aproximadamente 400 mil habitantes, situada ao nível do mar, no norte da Polônia. O evento conta com 499 atletas, inscritos por 56 países.

O Brasil participa na principal prova do programa - 12 km masculino adulto - e assegurou a vaga com a vitória da equipe no Sul-Americano de Cross, disputado em Guayaquil, no Equador, em fevereiro.

Na Polônia, os representantes do País são: Joilson Bernardo da Silva, os gêmeos Gilberto e Gilmar Silvestre Lopes, Sergio Celestino da Silva e Leonardo Vieira Guedes.

Os brasileiros enfrentarão atletas com grandes resultados em eventos de cross. Entre eles, o etíope Gebre Gebremarian, campeão mundial em 2009, e o queniano Paul Tanui, ganhador do Campeonato de seu país, este ano.

O Mundial será disputado no Myslecinek Park e a prova dos brasileiros está marcada para domingo, às 10:10, hora de Brasília (14:10, hora local).

Melhores resultados de brasileiros na prova masculina adulta: José João Silva, 31º em 1985, em Lisboa, em Portugal Artur de Freitas Castro, 29º em 1989, em Stavanger, na Noruega Daniel Lopes Ferreira, 27º em 1996, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Por equipes, a melhor colocação do Brasil foi o 10º lugar em 1989. Competiram: Artur de Freitas Castro (29º lugar), Vanderlei Cordeiro de Lima (71º), Johny Regis Pazin (95º), Diamantino Silveira dos Santos (112º), João Alves de Souza (128°), Antonio Aparecido da Silva (130º) e Valdenor Pereira dos Santos (179º).

As origens das competições de Cross Country remontam ao início do Século 19, na Inglaterra. Em 1903, em Park Hamilton, na Escócia, foi disputada a 1ª edição do Cross das Nações, com atletas dos países britânicos: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

A competição cresceu e passou a receber corredores de outros países europeus e de outros continentes. Em 1973, quando a competição foi disputada na Bélgica, a IAAF oficializou o evento como o Campeonato Mundial de Cross Country.


BRASILEIROS NA POLÔNIA

JOILSON BERNARDO DA SILVA - Cearense de Fortaleza, 22 anos. Vice-campeão da Copa Brasil Caixa de Cross Country-2010. Compete pela BM&FBovespa e treina com Ricardo D Angelo.

GILBERTO SILVESTRE LOPES - Mineiro de Viçosa, 20 anos. Compete pelo Pé de Vento e treina com Henrique Viana.

GILMAR SILVESTRE LOPES - Mineiro de Viçosa, 20 anos. Compete pelo Pé de Vento e treina com Henrique Viana.

SERGIO CELESTINO DA SILVA - Paulista de Tupã, 25 anos. Compete pelo Pinheiros e treina com Cláudio Castilho.

LEONARDO VIEIRA GUEDES - Mineiro de Ituiutaba, 37 anos. Bronze pelo Brasil no Mundial de Maratona em Revezamento de Manaus-1998. Compete Pé de Vento.

Nenhum comentário: