quarta-feira, 20 de maio de 2009

Campeonato de futebol poderá contar com até 12 clubes

O otimismo reina na Liga Petropolitana de Desportos e há razões de sobra para isso. Afinal, derpois de um intenso trabalho nos bastidores feito pelo vice-presidente da entidade, Márcio Voguel, o "Gaguinho", o principal e mais tradicional campeonato de futebol da cidade poderá contar com um número recorde de inscritos. Ontem, o dirigente afirmou que a briga pelo título do Campeonato Municipal (categoria de adultos) deve ter mais de 10 equipes, o que se confirmar vai atingir uma marca importante que não é batida há 20 anos. " Estou muito empolgado com a possibilidade de fazermos um campeonato com 10 a 112 times neste ano. Por isso, creio que os clubes vão montar bons elencos para brigar pelo título desta temporada", disse o vice da LPD.
Sem falar dos nomes dos clubes que deverão disputar o Municipal, "Gaguinho" aposta na negociação individual com os dirigentes de clubes para atingir a este objetivo. Embora seja uma competição reconhecidamente deficitária para os clubes, a LPD espera reforçar a sua parceria com a Secretaria de Esportes e conseguir apoio para a realização do campeonato que existe desde 1918 e sempre contou com os tradicionais do município. Só que para esta temporada, a expectativa é a de que se fazer um evento longo, possívelmente com duas chaves e jogos todos os fins de semana. " Tudo dependerá do número de equipes, mas espero que haja mais de 10 para encher os estádios e empolgar o público", declarou o vice da LPD, que marcou para o dia 1º de junho o primeiro conselho arbitral da categoria.
O futebol em Petrópolis é só tradição. Há indícios de que a cidade de Petrópolis, consequentemente o Estado do Rio de Janeiro, foi o primeiro local na América Latina onde ocorreu uma partida de futebol, segundo o prestigioso jornal carioca Correio da Noite, que existiu até 1953. Foi em 1882 no antigo Colégio Paixão, do professsor José Ferreira Paixão, na Rua do Palatinato em Petrópolis, iniciado por um dos educadores, Senhor Alexandre, velho professor de inglês, que se praticou o futebol. Graças a feliz iniciativa do "Mister Alexander" o Brasil foi terceiro país no mundo atrás apenas da Inglaterra e dos E.U.A. a praticar esse esporte. E em 1896 o Padre Gonzales vindo da Europa, trouxe consigo as regras do futebol, ministrando aos alunos do Colégio São Vicente de Paula, então situado na Westphália (atual região da Avenida Barão do Rio Branco em Petrópolis). Temos ainda conhecimento da criação do "Foot Rink Clube" pelos alunos do Colégio Paixão em 14 de maio de 1881, que provavelmente serviu de berço para o futebol brasileiro.

Nenhum comentário: