segunda-feira, 11 de maio de 2009

Petrópolis sofre goleada e é eliminada da Copa das Ligas

A história não podia ter terminado de outra maneira. Petrópolis deu adeus no último sábado ao sonho de quebrar um jejum de quase 40 anos sem ganhar um título por seleção estadual amadora e encerrou a sua participação na primeira fase da Copa das Ligas Municipais de forma melancólica. O selecionado foi derrotado por Cachoeiras de Macacu, na casa do rival por 3 a 1 e, de quebra, ajudou os donos da casa a conquistar a única vaga do grupo “Região Serrana” na Copa das Ligas Municipais. Petrópolis venceu a última vez este campeonato em 1970, com uma geração de craques que deixaram saudades.

A razão do fracasso era explícita. A falta de organização por parte da LPD, que em volta a denúncias graves de irregularidades e crescente insatisfação dos cartolas com a atual gestão da entidade, associada ao desinteresse dos jogadores e a ausência de recursos financeiros tornaram a classificação de Petrópolis para a próxima fase uma utopia. A equipe, que liderou o grupo até antes de a bola rolar no último sábado, dependia apenas de um simples empate, mas a bagunça que imperou tornou as coisas insustentáveis.

O técnico Jorge Popó, por exemplo, disse que a montagem de uma seleção para a disputa da Copa das Ligas Municipais foi um problema, porque alguns dos principais jogadores trabalhavam aos sábados, dia da semana escolhido pelos dirigentes da Federação de Futebol do Rio para acontecer às partidas. O treinador admitiu várias vezes que a estrutura de trabalho era mínima e o suficiente para pôr a equipe em campo. Num tom de desabafo, Popó insinuou que o desinteresse de vários jogadores era tão visível que ficou estampado na derrota que sofreu, em Petrópolis para Cachoeiras de Macacu.

– Naquele jogo (contra Cachoeiras de Macacu) perdemos o campeonato. Perder por 1 a 0 foi terrível, e com apenas um jogador no banco. Se o pessoal não tinha interesse em jogar dentro de sua própria casa, o que dirá fora... Foi um fracasso tremendo, porque poderíamos ter conseguido essa vaga. Demos muito mole nessa, disparou o desiludido treinador da seleção.

No último sábado, por exemplo, mais uma vez enfrentou o drama de contar com um elenco reduzido. E para piorar as coisas, um dos talentos da seleção, o meia Thiaguinho, do Carangola, foi suspenso por um jogo e ficou de fora do confronto decisivo. Dos três zagueiros inscritos na competição, apenas um estava em campo e obrigou a Jorge Popó improvisar a equipe no jogo. O resultado acabou sendo previsível, com a vitória do Cachoeiras de Macacu, que precisava de uma vitória por uma diferença de dois gols para se classificar, conseguindo com o triunfo de 3 a 1. Agora, vai enfrentar na segunda fase Madalena, que se classificou no grupo “B” Região Serrana. Já Petrópolis continuará chupando dedo, ás voltas com a incompetência de seus dirigentes.

Nenhum comentário: